A confiança e o comprometimento como bases para o desenvolvimento de redes
Anexos
Informações
Título
A confiança e o comprometimento como bases para o desenvolvimento de redes
Autor(es)
Miguel Eugenio Minuzzi Villanova
Orientador(es)
Ernesto Michelangelo Gilio
Data de Defesa
01/06/2017
Resumo
Nas últimas décadas, o tema de redes ganhou notoriedade na produção acadêmica, com estudos sobre as variáveis racionais, econômicas e sociais que buscam entender o desenvolvimento, a formação, a manutenção das redes, as relações entre os atores, a configuração e os estados dinâmicos das redes. Considerando a importância de relações sociais nas redes, buscou-se investigar se as categorias sociais confiança e comprometimento são as bases para o desenvolvimento das redes, incluindo as redes de negócios. O fundamento teórico utiliza as afirmativas da sociedade em rede, da ação coletiva e do embeddedness, que colocam as relações sociais como categorias intrinsecamente relacionadas com as variáveis de negócios. A proposição principal do trabalho é que a confiança e o comprometimento são as bases para o desenvolvimento nas redes. Para investigar a proposição, realizou-se uma pesquisa descritiva, comparativa e interpretativa, de natureza qualitativa, com a escolha de estudos de casos múltiplos como estratégia de pesquisa, tomando como exemplos redes de produtores da agricultura familiar do Mato Grosso. As informações necessárias para o trabalho foram coletadas a partir de dados primários, com aplicação de entrevistas e questionários, e dados secundários, obtidos por meio de pesquisa documental. Os resultados encontrados sustentaram a proposição, existindo correspondência entre a confiança e o comprometimento com o desenvolvimento das redes, tanto nos sinais de processos no grupo, quanto nos resultados comerciais. O benefício deste trabalho foi contribuir de forma teórica com os estudos de redes, colocando as categorias sociais confiança e comprometimento como complementares, trazendo uma definição mais clara de reciprocidade, e contribuir de forma metodológica com a apresentação de uma matriz de indicadores e instrumentos de coleta capazes de extrair informações que diferenciam a presença e força das categorias sociais em distintas redes e, também, em subgrupos dentro de uma rede. A sugestão de nova pesquisa é replicar o questionário em grupos de pequenos produtores, localizados em outras regiões, a fim de verificar se existe influência da cultura local, ou se os questionários conseguem abranger a diversidade dos grupos sociais.
Resumo (EN)
In the last decades, the theme of networks has gained notoriety in academic production, with studies on rational, economic and social variables that seek to understand the development, formation, and maintenance of networks, relationships among actors, configuration and dynamic states of networks. Considering the importance of social relations in the networks, this work sought to investigate whether the social categories trust and commitment are the bases for the development of networks, including business networks. The theoretical foundation uses the affirmations of network society, collective action and embeddedness, which place social relations as categories intrinsically related to business variables. The main proposition of the work is that trust and commitment are the basis for development in networks. In order to investigate the proposition, a descriptive, comparative and interpretive research of a qualitative nature was carried out, with the choice of multiple case studies as a research strategy, taking as examples the networks of producers of the family farms of Mato Grosso. The necessary information for the work was collected from primary data sources with the application of interviews and questionnaires and secondary data through documentary research. The results support the proposition, and there is a correspondence between trust and commitment to the development of networks, both in the process signals in the group and in the commercial results. The benefit of this work was to contribute theoretically to the studies of networks, placing the social categories of trust and commitment as complementary, bringing a clearer definition of reciprocity, and contribute in a methodological way with the presentation of a matrix of indicators and collection instruments capable of extracting information that differentiates the presence and strength of social categories in different networks and also in subgroups within a network. The suggestion of a new research is to replicate the questionnaire in groups of small producers, located in other regions, in order to verify if there is influence of the local culture, or if the questionnaires manage to cover the diversity of the social groups.
Tipo
Palavras-chave
Confiança, Comprometimento, Redes, Bases, Desenvolvimento
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais em Redes Organizacionais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto