Proposta de um modelo teórico para avaliação da qualidade em hub logístico no contexto de uma organização militar
Documento
Informações
Título
Proposta de um modelo teórico para avaliação da qualidade em hub logístico no contexto de uma organização militar
Título (EN)
Proposal for a theoretical model for quality assessment in a logistics hub in the context of a military organization
Autor(es)
Stefany Santos Silva | Marcio Cardoso Machado
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
SILVA, Stefany Santos; MACHADO, Marcio Cardoso. Proposta de um modelo teórico para avaliação da qualidade em hub logístico no contexto de uma organização militar. International Journal of Scientific Management and Tourism, v. 10, n. 4, p. e1072-e1072, 2024.
Resumo (EN)
This article aims to develop a theoretical model that establishes a relationship between the operations of a Brazilian army logistics hub and the quality perceived by customers, in this case, the supported military units. The central proposition is that logistics hub operations directly impact the quality perceived by its users. To this end, we propose using the SERVQUAL tool, which is known for measuring the difference between the expected service quality and what consumers perceive. Through this tool, it is possible to identify gaps between the quality expected by military units and the quality actually perceived in relation to the services provided by the logistics hub. Identifying these gaps is crucial, as it offers a concrete basis for developing guidelines to improve logistics operations, aligning them more effectively with customer expectations. In this way, the proposed theoretical model serves not only as a diagnosis to evaluate and understand discrepancies in the quality of services but also as a guide for the implementation of continuous improvements in the operations of the logistics hub, aiming to increase user satisfaction and optimization of logistical efficiency in the military context.
Resumo
Este artigo tem como objetivo desenvolver um modelo teórico que estabelece uma relação entre as operações de um hub logístico do exército brasileiro e a qualidade percebida pelos clientes, neste caso, as unidades militares apoiadas. A proposição central é que as operações do hub logístico têm um impacto direto na qualidade percebida pelos seus usuários. Para tanto, propõe-se a utilização da ferramenta SERVQUAL, conhecida por medir a diferença entre a qualidade de serviço esperada e a percebida pelos consumidores. Através da utilização desta ferramenta, pode-se identificar os gaps existentes entre a qualidade esperada pelas unidades militares e a qualidade efetivamente percebida em relação aos serviços prestados pelo hub logístico. A identificação desses gaps é crucial, pois oferece uma base concreta para a elaboração de diretrizes destinadas a melhorar as operações logísticas, alinhando-as mais eficazmente às expectativas dos clientes. Dessa forma, o modelo teórico proposto serve não apenas como um diagnóstico para avaliar e entender as discrepâncias na qualidade dos serviços, mas também como um guia para a implementação de melhorias contínuas nas operações do hub logístico, visando a elevação da satisfação dos usuários e a otimização da eficiência logística no contexto militar.
Palavras-chave
cadeia de suprimento, qualidade dos serviços, Hub logístico, SERVQUAL.
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa