Percepção de valor do suporte em redes de microfranquias: análise da teoria de Honeymoon
Anexos
-
2023 - Micro honeymoon - REMIPE - Victor, Adenilson, Pedro
Informações
Título
Percepção de valor do suporte em redes de microfranquias: análise da teoria de Honeymoon
Título (EN)
Perception of support value in microfranchise networks: analysis of Honeymoon theory
Autor(es)
Victor Ragazzi Isaac | Adenilson Alves Bezerra | Pedro Lucas de Resende Melo
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
REMIPE- Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco
Resumo (EN)
The microfranchise model has been used as a business option by investors who have low financial capacity. Academically, there is a prevalence of research on microfranchises related to socioeconomic issues. However, this study aims to fill a latent academic gap when analyzing aspects of franchisee support management. Thus, we aim to verify if there is a relationship between the franchising time in microfranchise networks and the microfranchisee's perception in relation to the support provided by the franchisor. The methodological aspects involved data collection through a survey with 222 micro-franchisees respondents. Franchise time was analyzed as a dependent variable, and as an independent variable the items that make up the franchisee support, represented in the constructs: (1) Training; (2) Prospecting and Installation; and (3) Legal and Financial Advisory. The method of linear regression analysis was used, which showed through these results that there is no relationship between the franchising time and the perception of value of the support by the microfranchisee. Thus, theoretical contributions fill gaps in microfranchise studies, honeymoon theory and resource theory.
Resumo
O modelo de microfranquias tem sido utilizado como opção de negócio por investidores que têm baixa capacidade financeira. Academicamente, há um prevalecimento de pesquisas sobre microfranquias relacionadas às questões socioeconômicas. Entretanto, este estudo tem como proposito preencher uma lacuna acadêmica latente ao se analisar aspectos de gerenciamento do suporte ao franqueado. Assim, temos como objetivo verificar se há relação entre o tempo de franqueamento em redes de microfranquias e a percepção do microfranqueado em relação ao suporte que é prestador pelo franqueador. Os aspectos metodológicos envolveram a coleta de dados por meio de uma survey junto a 222 microfranqueados. Foram analisados como variável dependente, o tempo de franqueamento, e como variável independente o suporte ao franqueado, representado nos constructos (1) Treinamento; (2) Prospecção e Instalação; e (3) Assessoria Jurídica e Financeira. Utilizou-se o método de análise de regressão linear, que mostrou por meio dos resultados não haver relação entre o tempo de franqueamento e a percepção de valor do suporte pelo microfranqueado. Assim, as contribuições teóricas preenchem lacunas aos estudos de microfranquias, a teoria de honeymoon e a teoria de recursos.
Palavras-chave
redes de franquias | microfranquias | microempreendedorismo | honeymoon