INTERNACIONALIZAÇÃO DE REDES DE FRANQUIAS BRASILEIRAS E O AMBIENTE INSTITUCIONAL: A EXPANSÃO DA CHILLI BEANS PARA O KUWAIT
Anexos
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2022 - Internac franquias - INTERNEXT - Rosi, Pedro, Victor, Angelica
Informações
Título
INTERNACIONALIZAÇÃO DE REDES DE FRANQUIAS BRASILEIRAS E O AMBIENTE INSTITUCIONAL: A EXPANSÃO DA CHILLI BEANS PARA O KUWAIT
Título (EN)
INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN FRANCHISE CHAINS AND THE INSTITUTIONAL ENVIRONMENT: THE EXPANSION OF CHILLI BEANS TO KUWAIT
Autor(es)
Rosmary Cardoso Saad | PEDRO LUCAS DE RESENDE MELO | Victor Ragazzi Isaac | Angélica Luciá Carlini
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Internext
Resumo (EN)
Objetivo: Buscou-se compreender como as redes de franquias brasileiras, em sua estratégia de internacionalização, lidam com os aspectos do ambiente institucional político e legal de um país do Oriente Médio, sabendo que as condições que impulsionam a difusão destas redes nem sempre atendem aos perfis mais desejados para expansão internacional, como a proximidade geográfica e cultural, além da existência de legislação que trata diretamente de franquias e da estabilidade política da região.
Método: Utilizou-se da pesquisa qualitativa de natureza explicativa e do estudo de caso único, representado pela rede de franquia brasileira Chilli Beans com operações no Kuwait.
Principais resultados: Identificou-se que mesmo com importantes distâncias institucionais, os aspectos legais são tratados de forma global, os aspectos políticos podem ser atenuados a partir da escolha estratégica do franqueado local e o principal fator de atração e continuidade está em aproveitar as oportunidades de mercado.
Relevância/originalidade: Constatou-se que, apesar de uma rede de franquia operar em um país com grandes distantes institucionais, é possível reduzi-las por meio de estratégias de expansão, tais como, a escolha precisa do franqueado local, o modo de governança que preserve as características do país de destino, ou, até mesmo, um modelo de negócio que facilita transações entre fronteiras.
Contribuições teóricas: Enriquecer as teorias de internacionalização sob a ótica institucional, especificamente para as dimensões política e legal e, em particular, nas regiões com amplas distâncias institucionais, como o Kuwait em relação ao Brasil.
Contribuições gerenciais: Subsidiar o franqueador com alternativas estratégicas para a escolha do modo de entrada em países estrangeiros e evidenciar as oportunidades de mercados em ambientes institucionais distintos do brasileiro.
Resumo
Objetivo: Buscou-se compreender como as redes de franquias brasileiras, em sua estratégia de internacionalização, lidam com os aspectos do ambiente institucional político e legal de um país do Oriente Médio, sabendo que as condições que impulsionam a difusão destas redes nem sempre atendem aos perfis mais desejados para expansão internacional, como a proximidade geográfica e cultural, além da existência de legislação que trata diretamente de franquias e da estabilidade política da região.
Método: Utilizou-se da pesquisa qualitativa de natureza explicativa e do estudo de caso único, representado pela rede de franquia brasileira Chilli Beans com operações no Kuwait.
Principais resultados: Identificou-se que mesmo com importantes distâncias institucionais, os aspectos legais são tratados de forma global, os aspectos políticos podem ser atenuados a partir da escolha estratégica do franqueado local e o principal fator de atração e continuidade está em aproveitar as oportunidades de mercado.
Relevância/originalidade: Constatou-se que, apesar de uma rede de franquia operar em um país com grandes distantes institucionais, é possível reduzi-las por meio de estratégias de expansão, tais como, a escolha precisa do franqueado local, o modo de governança que preserve as características do país de destino, ou, até mesmo, um modelo de negócio que facilita transações entre fronteiras.
Contribuições teóricas: Enriquecer as teorias de internacionalização sob a ótica institucional, especificamente para as dimensões política e legal e, em particular, nas regiões com amplas distâncias institucionais, como o Kuwait em relação ao Brasil.
Contribuições gerenciais: Subsidiar o franqueador com alternativas estratégicas para a escolha do modo de entrada em países estrangeiros e evidenciar as oportunidades de mercados em ambientes institucionais distintos do brasileiro.
Palavras-chave
Redes de franquias | Estratégia de internacionalização | Teoria institucional | Ambiente institucional | Oriente Médio