Usando indicadores de economia circular para avaliação de sustentabilidade na ASEAN, Mercosul e União Europeia
Documento
Informações
Título
Usando indicadores de economia circular para avaliação de sustentabilidade na ASEAN, Mercosul e União Europeia
Autor(es)
Luiz Carlos Terra dos Santos
Orientador(es)
Cecília Maria Villas Boas de Almeida
Data de Defesa
07/12/2022
Resumo
O atual sistema socioeconômico linear, caracterizado pela “produção-uso-descarte” é insustentável e está causando o esgotamento dos recursos naturais, uma vez que os produtos feitos a partir desses recursos, após serem utilizados, são descartados como resíduos. Na busca pelo desenvolvimento sustentável, diversas ações focadas em manter os recursos em uso, pelo maior tempo possível, têm sido propostas nas últimas décadas, com destaque para ecologia industrial, ecossistemas industriais, simbiose industrial, produção mais limpa e economia circular (EC), sendo este último o foco deste projeto. A EC é um conceito emergente, que defende a redução da dependência de recursos finitos. Nos últimos anos, algumas localidades como União Europeia, China e Japão têm buscado promover a EC, como meio de desenvolvimento econômico sustentável. Apesar dos avanços em termos de gestão ambiental, ainda não existem indicadores específicos dedicados à EC, seja no nível micro, meso ou macro, e a ausência da dimensão social inerente ao desenvolvimento sustentável ainda é uma lacuna a ser preenchida. O presente trabalho visa verificar, por meio do modelo dos Cinco Setores de Sustentabilidade (5 SEnSU), a contribuição da EC para o desenvolvimento sustentável do Mercosul, da Asean (Association of Southeast Asian Nation) e da União Europeia, considerando indicadores econômicos, sociais e ambientais nos períodos entre anos 2000 e 2020. Os indicadores selecionados com suas respectivas metas foram aplicados no modelo 5 SEnSU e ponderados pela Programação de Metas. Espera-se que com os resultados obtidos seja possível verificar as semelhanças, diferenças e peculiaridades de cada bloco econômico na transição para a EC.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Análise Multicritério; Modelo 5SEnSU; Blocos Econômicos; Avaliação da Sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Publicado em
SANTOS, L. C. T. dos; ALMEIDA, C. M. V. B. de (Orientadora). Usando indicadores de economia circular para avaliação de sustentabilidade na ASEAN, Mercosul e União Europeia. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/98173/LUIZ-CARLOS-TERRA-DOS-SANTOS.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa.
Área de Concentração
Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa
Avanços em Produção Mais Limpa e Economia Circular
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção e Meio Ambiente
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.
Direito de Acesso
Acesso Aberto