Música erupopular – o hibridismo brasileiro pelas mídias (1922-1989)
Anexos
Informações
Título
Música erupopular - o hibridismo brasileiro pelas mídias (1922-1989)
Autor(es)
José Marcelo Martins
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
19/06/2017
Resumo (EN)
It is common in the Brazilian culture to judge the fact of something that doesn’t belong to our universe, it has to be automatically our oposer; almost like a scheme between “better x worse”, “sky x hell”, “sacred x profane”. Our central themme is to describe about one segment of the popular brazilian music, which had absorbed the influence of classical music and its structure, and distancing it self from conventional popular music, bringing into discussion the concepts of about classical and popular music, questioning the need to create a terminology to designate hybridism within the brazilian music: brazilian erupopular music. We present a hypothesis that some composers don’t fit as popular or erudite, but they transit simultaneously in these two segments of brazilian music. In the corpus of this research, we did a survey inside print media on which were the main newspapers and magazines that approached brazilian music from 1922 to 1989, until the creation of the orchestras and the universities directioned to this musical segment. We chose as methodology to this work the qualitative research. In the bibliographic analysis we seek a reflexive theorical basics through the authors who approach the subject. We did a survey of the conceptual dicussions about folklore, popular, erudite culture, highlighting Jesús Martín-Barbero, Néstor García Canclini, José Miguel Wisnik, and Mário de Andrade, and contexting brazilian music in the twenties, 1920, starting from the Wheek of Modern Art, due to the great concern of the composers in inserting elements of the national culture into their works.
Resumo
É comum na cultura brasileira julgarmos o fato de que algo não pertencente ao nosso universo tenha que ser automaticamente seu opositor; quase como uma trama entre o “bem e o mal”, o “céu e o inferno”, o “sacro e o profano”. Nosso tema central é um segmento da música popular brasileira que absorveu influência da música erudita em sua estrutura, distanciando-se da música popular convencional, colocando em discussão os conceitos sobre música erudita e música popular, questionando a necessidade de criar uma terminologia para designar este hibridismo dentro da música brasileira: música erupopular brasileira. Levantamos a hipótese de que alguns compositores não se enquadram como populares ou eruditos, mas transitam simultaneamente nesses dois segmentos da música brasileira. No corpus desta pesquisa, fizemos um levantamento nas mídias impressas de quais eram os principais jornais e revistas que abordavam a música brasileira de 1922 a 1989, até a criação das orquestras e universidades voltadas a esse segmento musical. Escolhemos como metodologia a pesquisa qualitativa. Na análise bibliográfica, buscamos embasamento teórico e reflexivo em autores que abordam o assunto. Pesquisamos as discussões conceituais sobre folclore e cultura popular/erudita, destacando Jesús Martín-Barbero, Néstor García Canclini, José Miguel Wisnik e Mário de Andrade e contextualizamos a música brasileira na década de 1920, partindo da Semana de Arte Moderna de 1922, devido à grande preocupação dos compositores de inserir elementos da cultura nacional em suas obras.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Música, Comunicação, Erudito e Popular, Erupopular, Hibridismo Musical
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, Comunicação e Cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto