Uma Análise dos desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo.
Anexos
Informações
Título
Uma Análise dos desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo.
Autor(es)
Gabriel Santos Rodrigues
Orientador(es)
João Gilberto Mendes dos Reis
Data de Defesa
13/12/2022
Resumo
A Mobilidade Urbana é mais do que apenas se deslocar, é sobretudo uma interação entre as pessoas e a infraestrutura das cidades. Nesse contexto, a falta de políticas públicas adequadas de moradia levaram a população, principalmente de baixa renda, para as periferias, fazendo com que milhares de pessoas precisem se deslocar por longas distâncias para exercer suas atividades rotineiras como: trabalho, lazer e estudo. Atualmente, existe uma valorização e muitos subsídios ao transporte individual motorizado. Assim, enquanto automóveis e motocicletas são utilizados de forma exagerada, o transporte público e os transportes não motorizados, como bicicleta e caminhadas ficam negligenciados pela maioria dos gestores públicos. A consequência disso, é uma população que perde um tempo considerável diariamente, parados no trânsito, para realizar seus deslocamentos ou se queixando de superlotação, dos intervalos prolongados, da má conservação dos veículos e do elevado preço das tarifas do transporte público. A redução do tempo de deslocamento aumenta a qualidade de vida da população que passa a utilizar esse tempo de uma maneira mais produtiva ou agradável. Dar maior importância para sistemas de transporte mais rápidos, confortáveis e com menor impacto no meio ambiente é a melhor alternativa de desincentivar o uso do transporte individual, reduzir as emissões de gases poluentes e o mais importante buscar equidade de acesso as oportunidades para todos, independente do seu local de residência. Diante desse contexto, essa dissertação busca compreender a situação e os desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo. Para atingir esse objetivo, foram produzidos quatro artigos: (1) Comparar os modos de transporte na RMSP em relação aos critérios de decisão como segurança, tempo de viagem, tarifa, conforto e sustentabilidade utilizando indicadores; (2) Investigar como os usuários se conectam aos modos de transporte disponíveis em relação ao uso (Recorte realizado para a região do ABC-Paulista); (3) Calcular o impacto da emissão de gás carbônico no transporte intermunicipal por ônibus (Recorte realizado para o ABC-Paulista); (4) Verificar as razões da falta de adoção dos ônibus elétricos na frota de transporte coletivo na RMSP. Os resultados da pesquisa apontaram que as melhores formas de deslocamento são: a bicicleta e o sistema de transporte público. A importância metropolitana do Metrô de São Paulo, e a redução em aproximadamente 6% da emissão de CO2 com a operação de trólebus do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara). No entanto, uma maior eletrificação da frota de ônibus esbarra nos custos de aquisição e revenda de veículos; e por fim, considerando as principais características da mobilidade, o transporte público deveria ser prioritário.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mobilidade Urbana; Transporte Público; São Paulo; Deslocamentos.
Publicado em
RODRIGUES, G. S.; REIS, J. G. M. dos (Orientador). Uma Análise dos desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/96027/GABRIEL-SANTOS-RODRIGUES.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
RESUP - Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação – PROSUP/CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto