Redes de franquia e o engajamento de consumidores em redes sociais no período pandêmico Covid-19.
Anexos
Informações
Título
Redes de franquia e o engajamento de consumidores em redes sociais no período pandêmico Covid-19.
Autor(es)
Wendel Marcos dos Santos
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
01/06/2022
Resumo
O engajamento tem sido compreendido como manifestações comportamentais, nas quais os consumidores realizam ações voluntárias em relação a determinada marca. Dentre as diversas maneiras de engajá-los, destacam-se as redes sociais. São usadas pelas redes de franquias atuantes no Brasil, as quais possuem perfis (fanpages) para divulgar sua marca e seus produtos e promover engajamento entre ela e seus clientes. No contexto da pandemia de Covid-19, o presente trabalho, apoiado em teorias fundamentais para a compreensão das redes de franquias, tais como a Teoria da Agência e a Teoria da Escassez de Recursos, busca compreender as relações entre os atributos fundamentais desse modelo de negócio, tais como idade, tamanho da rede, reputação da marca, satisfação do franqueado e cobrança de taxas. A pesquisa é do tipo quantitativa e utiliza dados secundários oriundos de duas fontes: o Guia de Franquias (Edição 2020/2021), que compila dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e da Serasa Experian e os dados obtidos nos perfis de redes de franquias em atuação no Brasil, no período da pandemia de Covid-19. Os resultados indicam correlação entre construtos, como tamanho da rede e cobrança de taxas, idade e não-correlação entre a satisfação do franqueado e a cobrança de taxas com o engajamento do consumidor.
Tipo
Palavras-chave
Engajamento do consumidor; Redes Sociais; Redes de franquias; Covid-19; Teoria da Agência; Teoria da Escassez de Recursos.
Publicado em
SANTOS, W. M. de; MELO, P. L. de R. (Orientador). Redes de franquia e o engajamento de consumidores em redes sociais no período pandêmico Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/85/94576/WENDEL-MARCOS-DOS-SANTOS.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa.
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP