Empreendedorismo feminino e redes: A influência da imersão social à trajetória de empreendedoras bem-sucedidas.
Anexos
Informações
Título
Empreendedorismo feminino e redes: A influência da imersão social à trajetória de empreendedoras bem-sucedidas.
Autor(es)
Rosileine Mendonça de Lima
Orientador(es)
Victor Silva Corrêa
Data de Defesa
08/03/2022
Resumo
As mulheres brasileiras podem ser consideradas tão empreendedoras quanto os homens. Com efeito, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 16,1 milhões de mulheres possuem empreendimentos em estágio inicial, mesmo número que de homens no país. A realidade se modifica, contudo, quando se compara o número de empreendimentos estabelecidos, isto é, com mais de 3,5 anos de existência. Enquanto os homens possuem taxa de 18,4%, aproximadamente 12,6 milhões em números absolutos, as mulheres apresentam índice bastante inferior, de apenas 13,9%, algo próximo de 9,7 milhões de empreendedoras. Há quase três milhões de homens a mais que mulheres com empreendimentos estabelecidos no Brasil, sugerindo que as empreendedoras enfrentam maiores desafios na condução de empreendimentos longevos. Mulheres fecham mais empresas que os homens no período de até 3,5 anos (GEM, 2019). Esta pesquisa se insere justamente neste contexto. Como objetivo geral, busca investigar como a imersão em redes influência a superação de desafios de empreendimentos femininos bem-sucedidos, iniciados principalmente por necessidade. Fez isto a partir da literatura sobre imersão relacional tal como abordado por Granovetter (1985), ainda hoje pouco explorada por pesquisadores no Brasil e no mundo. Utilizou-se a estratégia de pesquisa qualitativa de natureza descritiva, com emprego do método de estudos de casos múltiplos. Foi empregada a técnica da entrevista semiestruturada envolvendo sete mulheres empreendedoras investigadas em campo. A análise dos dados é baseada em proposições teóricas em que as evidências de campo foram contrastadas com as literaturas de empreendedorismo feminino e redes de relacionamentos. Foram obtidas importantes contribuições teóricas e empíricas com esta pesquisa. Teóricas, ao ampliar a compreensão sobre as motivações e os desafios das empreendedoras em sua trajetória e sobre a influência dos relacionamentos à superação dos diferentes obstáculos. Empírica, ao investigar o empreendedorismo feminino, ainda hoje pouco explorado em contextos emergentes e em desenvolvimento, tal como o Brasil.
Tipo
Palavras-chave
Empreendedorismo feminino; Motivações; Desafios; Redes Sociais; Imersão relacional.
Publicado em
LIMA, R. M. de; CORRÊA, V. S. (Orientador). Empreendedorismo feminino e redes: A influência da imersão social à trajetória de empreendedoras bem-sucedidas. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/85/94505/ROSILEINE-MENDONCA-DE-LIMA.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa.
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes, Organizações e Sociedade
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP