Proposta de um modelo de classificação de transporte público para cidades inteligentes baseado em tecnologias.
Documento
Informações
Título
Proposta de um modelo de classificação de transporte público para cidades inteligentes baseado em tecnologias.
Autor(es)
Luiz Rodrigo Bonette
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Data de Defesa
26/08/2022
Resumo
Ao longo dos últimos duzentos anos, a evolução do transporte público caminhou ao lado do planejamento urbano. Com o advento das cidades inteligentes, esse tipo de transporte passou de um sistema físico de projeção da infraestrutura da cidade para sistemas virtualizados e hiperconectados tecnologicamente, seguindo as modificações vindas com as novas formas de gestão urbana. Essas novas formas de gestão implicam, também, a preocupação com o transporte sustentável e com o uso de fontes de energia renováveis e alternativas, além da inserção de novas tecnologias para melhorar a informação para os usuários. A tecnologia digital, a sustentabilidade e a comunicação são variáveis significativas para a avaliação dos sistemas de transporte de massa e, consequentemente, para a evolução desse transporte junto com o planejamento urbano. O objetivo geral deste estudo é propor um modelo de classificação para sistemas de transporte urbano de massa, baseado nessas três variáveis. Para atingir esse objetivo, a metodologia desta tese foi desenvolvida da seguinte maneira: Foram feitos três estudos na forma de artigos, que compõem esta tese. O primeiro, utilizou o método SNA, para realizar uma análise das redes de transporte de massa, compostas por tecnologia de transporte, fonte de energia, modo de transporte e dados socioeconômicos. No segundo, foi feita uma revisão da literatura através de análise textual mecanizada pelo software Iramuteq, a fim de separar os tipos de tecnologia em “inteligente” e “sustentável”. O terceiro, foi um estudo de caso múltiplo com a triangulação de três bases de dados de 4 cidades com perfil metropolitano, que propõe uma classificação abrangente do transporte público. A partir desses três estudos, foi percebida a necessidade de se inserir novas tecnologias nas redes de transporte, separando-as nas duas classes mostradas pela análise do Iramuteq e, finalmente, foi proposto o modelo mais específico e sistematizado, com adição de indicadores aos dois grupos de tecnologias, considerando a classificação anteriormente elaborada. Essa proposta de modelo de classificação de sistemas de transporte público, utiliza as três variáveis, possibilitando a classificação do sistema de transporte de massa na cidade inteligente como mais ou menos autônoma e equânime, em relação à produção, coleta e utilização dos dados advindos da virtualização e hiperconectividade, à poluição ambiental e à comunicação com os usuários. A estrutura do modelo possibilita a melhora na atualização do serviço prestado pelo transporte de massa, consoante com a governança compartilhada nas tomadas de decisões do planejamento desse tipo de transporte entre usuários, prestadores de serviços e gestores.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Transporte de Massa; Tecnologias Inteligentes e Sustentáveis; Fontes de Energia, Transporte Público; Cidades Inteligentes.
Publicado em
BONETTE, L. R., da SILVA, M. T. (Orientadora). Proposta de um modelo de classificação de transporte público para cidades inteligentes baseado em tecnologias. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/93361/LUIZ-RODRIGO-BONETTE.pdf
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação – PROSUP/CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto