A TV Universitária de Votuporanga pelos olhos da recepção e seu papel como mídia educativa local
Anexos
Informações
Título
A TV Universitária de Votuporanga pelos olhos da recepção e seu papel como mídia educativa local
Autor(es)
Giselda Fernandes Poiani Gomes
Orientador(es)
Eunice Ferreira Vaz Yoshiura
Data de Defesa
27/09/2007
Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar cientificamente um meio de comunicação social, a TV Universitária de Votuporanga, localizada no interior do Estado de São Paulo, vinculada à UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa delimitando a região de recepção do veículo, bem como sua audiência para, posteriormente, avaliar a influência que ele exerce quanto à disseminação das informações locais e regionais de interesse das comunidades e como pode servir de instrumento de sociabilidade entre corpo docente, discente, dirigentes e funcionários da respectiva instituição de ensino superior, e população local receptora. Assim, procura-se averiguar, neste trabalho, em que circunstâncias a TV Universitária ocupa um espaço voltado para a conquista e para a afirmação da cidadania dessa população local receptora, quando se relaciona a oportunidade de contribuição da UNIFEV como parte de uma política maior de educação e cultura.
Também se considera a possibilidade de disseminação do conhecimento produzido pela UNIFEV, com uma produção televisiva orientada pelos próprios receptores, partindo de uma intenção maior de democratização do meio, visando ao fortalecimento da cidadania, diferente da passividade e do assistencialismo difundido atualmente entre a população local.
Do ponto de vista das ciências da comunicação, realiza-se uma abordagem do meio de comunicação e seu processo social, na tentativa de entender as oportunidades de uma TV Universitária. O trabalho parte do pressuposto de que é importante a recepção na construção da TV Universitária de Votuporanga, antevendo para essa emissora a possibilidade de realizar processos para a democratização do meio. Para tanto, foram utilizados os conceitos de TV educativa e mídia local e comunitária apresentados por Cicília Maria Krohling Peruzzo (2003). As referências sobre as TVs Universitárias, em especial, foram encontradas no site da Associação Brasileira de Televisão Universitária – ABTU. Além disso, foram consultados artigos, monografias e dissertações, disponibilizados na Internet, de autores como Priolli (2004), Magalhães (2003), Lima (2004), Ramalho (2005), Brazil (2006) e Trigueiro (2001). Também foram de relevância as contribuições de Ciro Marcondes Filho (1988) para entender a democratização do meio, não no sentido da multiplicação de canais retransmissores, mas no seu "produto": o que vai ser veiculado e o seu conteúdo, do ponto de vista da recepção, permitindo uma inter-subjetividade com o objeto de estudo. Nessa concepção da atuação da universidade junto à população por meio da TV Universitária, buscou-se entender o exercício da democracia enquanto jogo da cidadania baseado na participação da população local, em Pedro Demo (1980). O procedimento inicial para este trabalho de pesquisa foi estudar a natureza da TV Universitária de Votuporanga, desde a sua criação até as suas relações com a academia e a população local. Com a intenção de ouvir a população sobre a TV Universitária de Votuporanga e sobre as TVs comerciais em geral, pressupondo a audiência pelo seu caráter local e considerando o levantamento da opinião desse público, partiu-se para a seleção dos pesquisados, tendo em vista uma parcela do município de Votuporanga. Após a identificação do universo de pesquisa, avaliou-se que ele possuía características comuns aos telespectadores da TV de maneira geral e da TV Universitária de Votuporanga, tendo em vista a acessibilidade aos meios. De maneira geral, detinham informações sobre o tema a ser explorado. Optou-se para a pesquisa, pelo estudo por amostragem já que se decidiu englobar apenas parte dessa população, realizando a pesquisa com amostras retiradas em todos os bairros de Votuporanga. Essa ação junto ao pesquisado possibilitou a coleta de informações que foram além do questionário, pois se desenvolveu um diálogo entre pesquisador e pesquisado. Dessa maneira a pesquisa caracteriza-se também como Pesquisa de Opinião. Para, Novelli (apud DUARTE; BARROS (Org).2005, p.164.) a Pesquisa de Opinião tornou–se um método de investigação científica na maioria dos campos do conhecimento, inclusive em Comunicação Social.
Com a técnica da Pesquisa de Opinião, procurou-se saber do entrevistado, por meio de questionário com perguntas fechadas, quais as preferências e hábitos que as pessoas têm com relação à TV de uma maneira geral e à TV Universitária. Mesmo reconhecendo que o tipo de entrevista com resultados objetivos pode, num primeiro momento, não se apresentar como recurso metodológico, na escolha foi pautada a oportunidade de colher dados que indicassem uma diferenciação ou semelhança às respostas que se esperava e também explorar, a partir da investigação pessoal e individual, possibilidades para uma análise estruturada das percepções, experiências e das circunstâncias em relação à TV Universitária de Votuporanga. A análise dos resultados levantados, em relação à atual situação da TV Universitária de Votuporanga, permitiu construir uma nova visão dos problemas de recepção. Dessa forma, chegou-se à conclusão de que a possibilidade de interação da recepção com a produção televisiva, além de mobilizar a população para o veículo, também pode tornar possível uma aproximação maior entre o Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV e a população local, na medida em que a academia tenha respostas aos problemas sociais, tanto por intermédio dos programas exibidos, quanto no aprendizado da produção de audiovisuais. Concluiu-se também que, através do estudo da democratização do meio, pode-se chegar às possíveis utilizações deste pela população, tendo também em vista as atuais discussões sobre a implantação da TV digital no Brasil.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Televisão Universitária, Recepção, Participação
Linha de Pesquisa
Cultura midiática e grupos sociais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto