Interfaces da cidade de São Paulo: estudo de configurações da mídia impressa e digital
Anexos
Informações
Título
Interfaces da cidade de São Paulo: estudo de configurações da mídia impressa e digital
Autor(es)
Helena Sordili Ishara
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
21/09/2007
Resumo (EN)
At the beginning of the 20th century, newspapers and magazines stood out to be privileged vehicles for expressing the new meanings and languages of urban life, and they have continued to do so. Through newspapers and magazines we can perceive the transformation of a big city lifestyle, and get to know new habits and uses. With the technological evolution of the media, nowadays newspapers and magazines are available not only in print, but as well in digital formats like web pages or through mobile phones. ln this paper, we present the analysis of two magazines interfaces: A Cigarra, published in the first decades of the last century, and Veja São Paulo, with the intent to compare lifestyles past and present, and the way people communicate now and then. We have also analyzed some more recent interfaces to comprehend how the media migration occurs, specifically from the print magazine to the digital one. There in, we have examined Veja São Paulo and its digital developments, like mobile content. The migration to digital media also opens up new possibilities of interaction and access to information, thus transforming communication into a more interactive and fragmentary experience. Based on the concepts of materiality of communication, interactivity and convergence, of design and hypermedia design, we have outlined the formal aspects in which new media are configured, and what new options they present to the user/reader/interator. ln terms of form, we carne to conclude digital media often leave behind the pleasant outlook, the easiness to handle and the reading fluidity found in printed issues for the sake of new digital formats. On the other hand, the latter adds possibilities of communication, interaction and building communities, if well-developed from the perspectives of production, readability and interaction. When it comes to cities and spaces to socialize, digital media allows each individual to become the author and owner of its own speech, complementing the given contents and promoting new forms and trends of communication.
Resumo
Os jornais, folhas e revistas destacavam-se como veículos privilegiados na articulação dos novos sentidos e linguagens da vida urbana no início do século passado, e o são até os dias atuais. É por meio dessas folhas e revistas que podemos perceber as transformações dos modos de vida da metrópole e que, a partir delas, novos hábitos e costumes urbanos ganham visibilidade.
Hoje, com as evoluções tecnológicas dessas mídias, temos os jornais e as revistas disponíveis não apenas no formato impresso, mas também no digital, com acesso via internet ou celular, por exemplo.
Neste trabalho, trouxemos a análise da revista A Cigarra, do início do século passado, e da revista Veja São Paulo, para fazer uma comparação entre os modos de vida e a comunicação dos indivíduos, utilizando as interfaces dessas duas publicações, uma vez que ambas se reportam à cidade e têm propósitos parecidos: informar sobre o lazer, a cultura e a sociabilidade. Para entender como ocorre o trânsito de mídias, em especial da revista impressa para a revista digital, analisamos a revista Veja São Paulo e os seus desdobramentos digitais como o celular, por exemplo. Essa migração para as mídias digitais também abre novas possibilidades de interação e acesso às informações e torna a comunicação mais interativa e fragmentada. Utilizamos os conceitos de materialidade da comunicação, de interatividade e convergência, de design e design de hipermídia para entender como essa nova mídia está configurada sob os aspectos formais e o que ela proporciona de diferente ao usuário/leitor/interator. Do ponto de vista da forma, identificamos que as mídias digitais, muitas vezes, perdem a visualização agradável, o manuseio fácil e a leitura fluída da revista impressa em função da nova forma que adquirem digitalmente. Em contrapartida, abrem novas possibilidades de comunicação, interação e formação de comunidades, se forem bem trabalhadas, tanto do ponto de vista da produção quanto da leitura e interação. Já em relação à formação da cidade e dos espaços de socialização, as mídias digitais permitem que cada indivíduo seja um autor e produza sua própria fala, complementando o conteúdo dado e provocando novas formas e tendências de comunicação.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Interface, Revista, Portal, Interatividade
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto