A revista Capricho: imaginário, ficção e realidade
Anexos
Informações
Título
A revista Capricho: imaginário, ficção e realidade
Autor(es)
Edgard Bohn
Orientador(es)
Barbara Heller
Data de Defesa
21/09/2007
Resumo (EN)
This dissertation analyzes speeches published in the magazine Capricho, from Abril Publishing Company, in the period between 1971 and 1982 and investigates possible reasons for ending the publishing of fotonovelas in the magazine. lt assembles 56 issues, within the period described chosen in order to contemplate each year with at least 3 magazines. The methodology used was the comparison of fictional speeches from fotonovela with the non-fictional speeches of the topics in the editorial content. The approach has as its main focus the dialogism according to Bakhtin's conception. The work is divided in 4 chapters which organize the base of the theory, the exemplification of the application of the theory presented and the confirmation of the hypothesis in the final consideration. The first chapter talks about the mass culture and the cultural industry with the purpose of locating the field study of communication and characterize the corpus as a cultural product; it also comments the printed media segmentation characterizing the female press. The main base theory of this part concentrates in the theory by Edgar Morin. The second chapter presents the bakhtinian theory which will be used in the application of 3 main concepts: dialogism, voices and cronotopo; it refers to the integration that fotonovela text represents within the magazine context providing or reinforcing the female press themes which concentrates on heart issues. Besides the definition, each concept is exemplified with texts of the magazines always in comparative bases. The third chapter presents the comparing dynamics of speeches in which the theme is provided by testimonial, textual gender very frequent in the magazine, at that time. The themes are exemplified and compared with the plot of fotonovelas. The fourth chapter presents the rupture of dialogism among speeches presented in the titles of the non-fictional texts and the plot of fotonovelas as a bit delayed effect of the social changes that happened in the west after 1960 decade, emphasizing aspects of feminism and sexual liberation. lt also includes the aspect of the composing form of the fotonovela (pictures sequence and text) in other kinds of text of the same magazine as a dialogical prerogative. The final considerations presents a confirmation of the hypothesis proving that the distancing and weakening of the dialogism which was within the texts of fotonovelas and the other texts of the editorial content of Capricho magazine was one of the causes which justify the disappearing of fotonovela in the magazine Capricho.
Resumo
Esta dissertação faz uma análise dos discursos veiculados pela revista Capricho, da Editora Abril, no período de 1971 a 1982 e investiga possíveis motivos para o encerramento da publicação de fotonovelas na revista. Reúne 56 exemplares, do referido período, escolhidos de forma a contemplar cada ano com pelo menos 3 revistas. A metodologia aplicada foi a comparação de discursos ficcionais da fotonovela com os discursos não-ficcionais das matérias de conteúdo editorial. A abordagem tem como foco principal o dialogismo, na concepção de Bakhtin. O trabalho está dividido em quatro capítulos que organizam a base teórica, a exemplificação da aplicação da teoria apresentada e a confirmação da hipótese nas considerações finais. O primeiro capítulo discorre sobre a cultura de massa e a indústria cultural com o propósito de localizar o estudo no campo da comunicação e caracterizar o corpus como um produto cultural; também comenta a segmentação da mídia impressa caracterizando a imprensa feminina. A base teórica principal desta parte concentra-se na teoria de Edgar Morin. O segundo capítulo apresenta a teoria bakhtiniana que é abordada na aplicação de três conceitos principais: dialogismo, vozes e cronotopo; refere-se à integração que o texto da fotonovela representa dentro do contexto da revista, fornecendo ou reforçando a temática da imprensa feminina concentrada nos assuntos do coração. Além da definição, cada conceito é exemplificado com textos das revistas, sempre em bases comparativas. O terceiro capítulo apresenta a dinâmica comparação de discursos cuja temática é fornecida por um depoimento, gênero textual muito frequente na revista, na época. Os temas são exemplificados e comparados com enredos das fotonovelas. O quarto capítulo apresenta a ruptura do dialogismo entre os discursos presentes nos enunciados dos textos não ficcionais e os enredos das fotonovelas como um efeito um tanto quanto retardado das mudanças sociais ocorridas no ocidente, a partir da década de 1960, enfatizando aspectos da liberação sexual e do feminismo. Também inclui o aspecto da forma composicional da fotonovela (sequência de fotos e texto) em outros gêneros de texto da mesma revista como uma prerrogativa dialógica. Nas considerações finais, apresenta a confirmação da hipótese, comprovando que o afastamento e enfraquecimento do dialogismo, que havia entre os textos das fotonovelas e os outros textos de conteúdo editorial da revista Capricho, foi uma das causas que justificaram o desaparecimento da fotonovela da revista Capricho.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Fotonovela, Revista Capricho, Imprensa feminina, Bakhtin, Dialogismo, Vozes, Cronotopo, Discurso
Linha de Pesquisa
Cultura midiática e grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, cultura, política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto