Complicações e Satisfação nos procedimentos de Feminização Facial em pacientes com disforia de gênero: scoping review
Documento
Informações
Título
Complicações e Satisfação nos procedimentos de Feminização Facial em pacientes com disforia de gênero: scoping review
Autor(es)
Michele Barnabé Espartosa
Orientador(es)
Prof. Dr. Luciano Lauria Dib
Data de Defesa
26/02/2021
Resumo
Introdução: Quando um indivíduo deseja realizar a transição de gênero do masculino para o feminino, diversos procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos são propostos com o objetivo de readequar o corpo e o rosto.
Diversas técnicas têm sido desenvolvidas para o processo de feminização facial, uma das formas de avaliar comparativamente o sucesso dessas técnicas pode ser o conhecimento de quaisquer complicações imediatas ou tardias e o grau de satisfação pós-operatória podem ser métodos eficientes para avaliar o sucesso comparativamente e indicar o uso dessas diferentes técnicas. A análise preliminar da literatura mostrou que não há consenso sobre as complicações cirúrgicas e psicológicas desses procedimentos, e essa lacuna dificulta a disseminação do conhecimento, tanto para os pacientes quanto para os profissionais interessados na área. Objetivo: O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de escopo para avaliar a frequência e intensidade das complicações pós-operatórias, bem como o grau de satisfação da paciente após a realização de procedimentos cirúrgicos para feminilizar a face para a transição de gênero, a fim de encontrar os elementos que servem de base para o estabelecimento de um protocolo com indicações e contra-indicações dos procedimentos. Método: Para tanto, foi realizada uma busca em banco de dados de literatura científica, utilizando termos de busca selecionados. A busca identificou 2.216 estudos sobre cirurgias de alteração de gênero, dos quais 27 foram considerados relevantes para este estudo ao aplicar os seguintes critérios de elegibilidade. Dos 27 estudos selecionados, foram encontrados apenas 5 artigos que contabilizavam as complicações das cirurgias faciais e 8 artigos mensuravam a satisfação com a face após a cirurgia. Conclusão: Apesar do baixo índice de complicações e da alta satisfação encontrados neste estudo, não podemos fazer afirmações, pois são necessários mais estudos que abordem esses aspectos na literatura para obter um índice mais próximo da realidade.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cirurgia de Feminização Facial; Disforia de gênero; Feminização facial; Complicações na feminização facial; Satisfação na Feminização Facial.
Área de Concentração
Clínica Odontológica
Linha de Pesquisa
Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto