Impacto da mídia no consumo de bebida gaseificada a base de cola
Documento
Informações
Título
Impacto da mídia no consumo de bebida gaseificada a base de cola
Title
Impact of the media on the consumption of carbonated drinks based on cola
Autor(es)
Dilza Teixeira | Alexandre Marcelino da Silva
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2020
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Bebidas gaseificadas; Propaganda; Marketing; Saúde do adolescente; Comportamento do adolescente
Resumo (EN)
Objective– To identify through research the influence that the media and their marketing have on the choice and eating behavior ofadolescents, and to identify the frequency of consumption and its possible impact on physical health. The consumption of carbonateddrinks has increased more and more, and with that the industry creates new flavors, in order to meet all tastes and with the objectiveof increasing its number of sales, which has been worrying, since they have in their composition high concentration of ingredientssuch as sugar, which is associated with increased overweight, obesity and other dyslipidemia that increasingly affects children andadolescents. Methods– Observation methods were used to analyze the marketing application of cola based drinks, through adverti-sements in the commercial breaks of one of the main broadcast television stations and the approach method, carried out through in-terview, applied by the questionnaire with objective questions. Results– They showed the still high consumption of carbonated drinks,especially cola. Among the means of disclosure used as marketing, advertisements at commercial intervals, had greater prominenceon the perception of the consumer. In a way the taste and advertising are proportionally related. Conclusion– Through the results ob-tained, with a percentage of 97% consumption of carbonated drinks by the adolescents interviewed and 66% representing the percep-tion of television advertising, the impact of the media on the consumption of carbonated drinks is characterized.
Resumo
Objetivo – Identificar através da pesquisa a influência que a mídia e seu marketing exercem na escolha e comportamento alimentar deadolescentes, e identificar a frequência de consumo e seu possível impacto causado a saúde física. O consumo de bebidas gaseificadastem aumentado cada vez mais, e com isso a indústria cria novos sabores, a fim de atender a todos os gostos e com objetivo de aumentarseu número de vendas, o que tem sido preocupante, pois possuem em sua composição alta concentração de ingredientes como o açúcar,o qual está associado ao aumento do sobrepeso, obesidade entre outras dislipidemias que cada vez mais atinge as crianças e adolescentes.Métodos – Foram utilizados os métodos de observação, para análise da aplicação do marketing das bebidas gaseificadas a base de cola,através de propagandas nos intervalos comerciais de uma das principais emissoras de televisão aberta e o método de abordagem, realizadoatravés de entrevista, aplicada pelo questionário com perguntas objetivas. Resultados – Mostraram o consumo ainda alto das bebidas ga-seificadas, em especial a de sabor cola. Entre os meios de divulgações usados como marketing, as propagandas em intervalos comerciais,tiveram maior destaque sobre a percepção do consumidor. De certa forma o sabor e propaganda estão proporcionalmente relacionadas.Conclusão – Através dos resultados obtidos, com um percentual de 97% de consumo de bebidas gaseificadas pelos adolescentes entre-vistados e 66% representando a percepção da propaganda na televisão, fica caracterizado o impacto da mídia no consumo de bebidasgaseificadas.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto