Estratégia de Internacionalização de Redes de franquias brasileiras: Ambiente institucional político e legal do Oriente Médio
Informações
Título
Estratégia de Internacionalização de Redes de franquias brasileiras: Ambiente institucional político e legal do Oriente Médio
Autor(es)
Rosmary Cardoso Saad
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
04/12/2020
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de pesquisar a estratégia de internacionalização de redes de franquias brasileiras para países do Oriente Médio, sabendo que as condições que impulsionam a difusão destas redes nem sempre atendem aos perfis mais desejados para expansão internacional, tais como: menor distância geográfica, idioma e cultura semelhantes, alta densidade demográfica, estabilidade política e econômica, baixa corrupção e qualidade regulatória. O foco da pesquisa está centrado nas dimensões políticas e legais que afetam não apenas a entrada e seus custos, mas também os custos contínuos das operações e transações internacionais. Utilizou-se o método de pesquisa qualitativa explicativa de estudo de caso único, representado pela rede de franquia brasileira Chilli Beans. O material foi coletado por meio de entrevistas semiestruturadas com o franqueador no Brasil e questionário com o franqueado no Kuwait, ambos compostos por questões abertas para possibilitar respostas mais detalhadas, maior participação e melhor compreensão da percepção da realidade do entrevistado. A pergunta que norteou a pesquisa foi: qual é o enfrentamento perante o ambiente institucional político e legal do Oriente Médio pelas redes de franquias brasileiras? Como resultado, identificou-se que, independentemente do país de destino, mesmo com importantes distâncias institucionais, os aspectos legais são tratados de forma global, os aspectos políticos não interferem na operação e o principal fator de atração e continuidade é o conjunto de oportunidades de mercado. Como contribuição acadêmica, espera-se enriquecer as teorias de internacionalização sob a ótica institucional, especificamente para as dimensões política e legal e, em particular, nas regiões em que as distâncias institucionais são amplas, como o Oriente Médio. Como contribuição gerencial, acredita-se subsidiar o franqueador com alternativas estratégicas para a escolha do modo de entrada em países estrangeiros e evidenciar oportunidades de mercados em ambientes institucionais distintos do brasileiro.
Resumo (EN)
This work aims to research the strategy of internationalization strategy of Brazilian franchise networks for Middle Eastern countries, knowing that the conditions that drive the spread of these networks, do not always meet the most desired profiles for international expansion, such as: shorter geographic distance, similar language and culture, high population density, political and economic stability, low corruption and regulatory quality. The research focus is centered on the political and legal dimensions that affect not only entry and its costs, but also the ongoing costs of international operations and transactions. A single case study qualitative research method was used, represented by the Brazilian franchise chain Chilli Beans. The material collected was through semi-structured interviews with the franchisor in Brazil and a questionnaire with the franchisee in Kuwait, both composed of open-ended questions, allowing more detailed answers, greater participation, and a better understanding of the interviewee's perception of reality. The question that guided the research was: what is the facing before the political and legal institutional environment of the Middle East by Brazilian franchise chains? As a result, it was identified that, regardless of the destination country, even with important institutional distances, the legal aspects are treated globally, the political aspects do not interfere with the operation and the main factor of attraction and continuity, is presented by market opportunities. As an academic contribution, it is hoped to enrich internationalization theories from an institutional perspective, specifically for the political and legal dimensions and, particularly in regions where institutional distances are wide, such as the Middle East. As a managerial contribution, it is believed to subsidize the franchisor with strategic alternatives for choosing the entry mode of entry into foreign countries and to highlight market opportunities in institutional environments other than the Brazilian one.
Tipo
Palavras-chave
Redes de franquias. Estratégia de internacionalização. Teoria institucional. Ambiente institucional
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto