PROJETO DE PESQUISA “NARRATIVAS DE VIDA DOS DIFERENTES BRASIS”: O FÓRUM COMO VIA DE ENTRELAÇAMENTO DE VIDAS
Documento
Informações
Título
PROJETO DE PESQUISA “NARRATIVAS DE VIDA DOS DIFERENTES BRASIS”: O FÓRUM COMO VIA DE ENTRELAÇAMENTO DE VIDAS
Title
RESEARCH PROJECT “LIFE NARRATIVES FROM THE DIFFERENT BRASIS”: THE FORUM AS A WAY OF INTERWEAVING LIVES
Autor(es)
Simone Camacho Gonzalez
Palavras-chave
EaD. Projeto. Fórum. Interatividade. Narrativas.
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o papel do fórum no contexto da Educação a Distância (EaD), bem como analisar o fórum que ambientou as narrativas de vida dos alunos de Letras da Universidade Paulista/UNIP Interativa e de seus professores pesquisadores, ao longo do desenvolvimento do projeto “Encontros Interculturais em EaD: Narrativas de Vida dos Diferentes Brasis”. O artigo aponta o fórum de discussão como recurso potencializador de interatividade na EaD (TORI, 2010) e, portanto, como ferramenta eficaz para a construção de sentido e compartilhamento de saberes (VYGOTSKY, 2000; BRAGA, 2013; OKADA, 2006), mas alerta para o necessário comprometimento dos professores pesquisadores, mediadores das discussões, no que diz respeito à conscientização e ao estímulo dos alunos sobre as inúmeras possibilidades de interação, reflexão crítica e construção do saber que o fórum possibilita e favorece na EaD (CUNHA, 2015). O artigo demonstra e discute algumas postagens de
alunos e as mediações realizadas à luz do conceito de interatividade apresentado por Tori (2010).
Resumo (EN)
This article aims at discussing the role of the forum in the context of distance education as well as analysing the forum in which the life narratives of both the language students from the Universidade Paulista/UNIP Interativa and their teachers/researchers were posted throughout the development of the project “Cross-Cultural Encounters in Distance Education: Life Narratives
from the Different Brasis”. The article points at the forum as a potential resource of interactivity in distance education (TORI, 2010) and, therefore, as an efficient tool for meaning making and knowledge sharing (VYGOTSKY, 2000; BRAGA, 2013; OKADA, 2006). However, it alerts to the necessary commitment of the teachers/researchers, who are the mediators of the discussions,
concerning students’ awareness and stimulus in relation to the many possibilities of interaction, critical reflection and knowledge construction which the forum in distance education enables and favours (CUNHA, 2015). The article shows and discusses some posts of students and the mediations performed based on the concept of interactivity (TORI, 2010).
Edição
4ª edição Janeiro/Junho de 2016
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto