A AUTOBIOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PROFESSORES
Documento
Informações
Título
A AUTOBIOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PROFESSORES
Title
AUTOBIOGRAPHY AS AN INSTRUMENT FOR TEACHER DEVELOPMENT
Autor(es)
Antonia Maria Nakayama | Solange Gervai
Palavras-chave
Autobiografia. Formação de educadores. Reflexão sobre ação. Educação contínua
Resumo
Este trabalho apresenta-se na área de formação de educadores. Parte de estudos sobre a potencialidade do uso de narrativas pessoais como possibilidade de caminhos para a reflexão de professores sobre suas ações pedagógicas. Pesquisas apontam que os relatos escritos sobre trajetórias de vida, principalmente os fatos que os direcionaram para a educação, podem provocar possibilidades para a criação de espaços para a reflexão do professor sobre a sua prática em sala de aula. Tem-se como questão mobilizadora deste estudo: Como utilizar o instrumento narrativas de vida durante a formação do professor em serviço? Para responder a questão, o trabalho desenvolve-se a partir de pesquisa bibliográfica sobre o tema e sobre algumas ações já desenvolvidas pelas pesquisadoras, em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, no município de Santana de Parnaíba, São Paulo, Brasil, e em um curso de especialização de professores para o ensino de língua estrangeira. Os relatos individuais integram-se em uma rede que passa a refletir a historicidade local a partir das relações com o contexto mais amplo, ou seja, a história de vida do professor. O falar de si como caminho de desenvolvimento está presente nas obras de inúmeros autores,
como: Bueno et al. (1993); Bosi (1987); Cortez e Souza (2004); Freire (2001); Josso (1999); Nóvoa (1995); Romero (2010); Signorini (2006); Varani, Ferreira, Prado (2007).
Resumo (EN)
This paper presents the potential use of personal narratives as possible paths for teacher development and reflection on teaching actions. Research indicates that the reports written about their life stories, especially the facts that directed them to education, may bring about possibilities for creating opportunities for teacher reflection on their own practice in the classroom.
In this way, the driving issue of this study can be posed in the following way: How to use autobiographies as an instrument for teacher development in service? To answer the question, the work is developed from literature on the subject and on some actions already developed by the researchers, in an elementary and high school in Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil, and in
a teacher specialization course for foreign language teachers. Individual reports are integrated in a network that happens to reflect the local historicity with the relations to a broader context. Speaking about oneself as a development path is present in the works of many authors, such as Bueno et al. (1993); Bosi (1987); Cortez e Souza (2004); Freire (2001); Josso (1999); Nóvoa
(1995); Romero (2010); Signorini (2006); Varani, Ferreira, Prado (2007).
Edição
4ª edição Janeiro/Junho de 2016
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto