RECONTANDO AS PERCEPÇÕES VIVIDAS E ORGANIZANDO O IMAGINÁRIO PROFISSIONAL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO E RELATOS TEXTUAIS PRODUZIDOS POR GRADUANDOS EM LETRAS
Documento
Informações
Título
RECONTANDO AS PERCEPÇÕES VIVIDAS E ORGANIZANDO O IMAGINÁRIO PROFISSIONAL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO E RELATOS TEXTUAIS PRODUZIDOS POR GRADUANDOS EM LETRAS
Title
RETELLING EXPERIENCED PERCEPTIONS AND ORGANIZING THE TEACHER'S IMAGINARY: SUPERVISED INTERNSHIP AND REPORTS PRODUCED BY STUDENTS FROM UNDERGRADUATE LANGUAGE COURSES
Autor(es)
Bruno César dos Santos
Palavras-chave
Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Narrativas de Vida; Educação Básica; Identidade Profissional
Resumo
O presente trabalho tem o intuito de realizar a
leitura dos relatórios textuais de Estágio Supervisionado
(ES) produzidos por alunos concluintes
do curso de Licenciatura em Letras (Português/
Inglês e Português/Espanhol) da Universidade
Paulista EaD. A proposta desta pesquisa reside
na tentativa de discutir e discorrer a respeito do
papel social dessa etapa (atividades teóricas e
práticas do Estágio Supervisionado) na formação
técnica, acadêmica e profissional dos futuros
professores, permitindo contato e reflexão
com o fazer docente na Educação Básica. Nesse
sentido, a motivação desta investigação consiste
em duas vertentes: a primeira está ligada à tentativa
de reconhecer as estratégias textuais utilizadas
por tais estudantes (futuros docentes),
ao descrever os ambientes escolares visitados,
bem como as interações sociais com professores,
alunos e demais atores da comunidade
escolar. A segunda linha de pensamento constitui-
se em trilhar caminhos para discutir o papel
do Estágio Supervisionado como espaço de
confrontos e reflexões sobre o ambiente escolar,
a partir das narrativas elaboradas pelos alunos.
Desta forma, os relatos servem para compreender
as visões que estão presentes, reverberando
no imaginário individual e coletivo dos futuros
docentes em formação. Para construir a trajetória
apresentada, serão mobilizados os conceitos
de saber experienciado (TARDIF, 2002,
2007), identidade (HALL, 2000, 2005; SILVA,
2000; WOODWARD, 2000) e narrativas do eu
(BRUNER, 2014). Neste estudo, em fase inicial
de pesquisa, foram selecionados dez relatórios
finais de Estágio Supervisionado, produzidos
por alunos formandos do curso de Licenciatura
em Letras (Português/Inglês e Português/Espanhol),
nos anos de 2013 e 2014, matriculados e
residentes em diferentes regiões brasileiras. A
escolha dos documentos foi aleatória, levando
em consideração a representatividade das cinco
áreas geográficas políticas brasileiras, ou seja,
dois trabalhos produzidos por estudantes matriculados
nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste,
Nordeste e Norte. A abordagem, embora
qualitativa (análise linguística e narrativa dos
textos produzidos), fundamenta a abordagem
documental, uma vez que os relatórios fazem
parte da trajetória formativa dos docentes em
formação – ou simplesmente licenciandos que
atuarão nas aulas de Língua Materna e Lingua
Estrangeira. Os resultados preliminares indicam
uma imagem distorcida entre as dificuldades vividas
em sala de aula, como indisciplina e falta
de infraestrutura das escolas visitadas. Contudo,
alguns relatos ressaltam e reforçam a escolha
individual feita pelos alunos, ou seja, o desejo
de ser professor. O presente estudo faz parte do
grupo de pesquisa Encontros Interculturais na
EaD: Narrativas de Vida dos Diferentes Brasis” (EINAVIB), da UNIP Interativa. Aqui, as narrativas
– tanto os relatórios de estágio como as
descrições textuais de possíveis opiniões ou tensões
vividas – possibilitam o compartilhamento
de problemáticas próprias das comunidades
e das regiões, que os alunos estão inseridos,
emergindo um momento de construção de uma
identidade do eu-profissional e do eu-pessoal
(NÓVOA, 1995).
Resumo (EN)
This paper is intended to do the reading of
Supervised Internship (SI) reports produced by
graduate students of the Bachelor’s Degree in
Languages (Portuguese/English and Portuguese/
Spanish) at the University Paulista distance education.
The purpose of this research lies in trying
to argue and discuss about the social role of such
step (theoretical and practical activities of the supervised
internship) in the technical, academic
and professional future teachers, allowing contact
and reflection with the teaching in Education
Basic. In this sense, the motivation of the research
in question is two-fold: the first is connected
in an attempt to recognize and describe the
textual strategies used by such students (future
teachers), describing the visited school environments,
social interactions with teachers, students
and other characters of the school community.
The second line of thought lies in walking ways
to discuss the role of supervised internship, as an
area of confrontation and reflection on the school
environment, from the narratives produced by
students. Thus, the reports serve to understand
the views that are present, reverberating in the
individual and collective imaginary of future teachers
in training. To build the displayed path will
be mobilized the concepts of experienced knowledge
(TARDIF, 2002, 2007), identity (HALL,
2000, 2005; SILVA, 2000; WOODWARD, 2000)
and narratives of the self (BRUNER, 2014). For
this study, in the initial research phase, were selected
final ten reports of supervised internship,
produced by course graduates students of Degree
in Letters (Portuguese / English and Portuguese
/ Spanish) in the years 2013 and 2014, registered
and residing in different regions. The choice of
documents was random, taking into account the
representativeness of the five geographical areas
Brazilian policies, i.e. two works produced by students
enrolled in the South, Southeast, Midwest,
Northeast and North. The approach, while qualitative
(linguistic analysis and narrative of the
texts produced), is taken into account the documentary
approach, since the reports are part of
the training course for teachers in training - or
simply licentiate who will work in Maternal and
Foreign Language classes (ESL). Preliminary results
indicate a distorted picture of the difficulties
experienced in the classroom, such as indiscipline,
lack of infrastructure of the schools visited.
However, some reports highlight and reinforce
individual choice made by students, namely: the
desire to be a teacher. This study is part of the research
group “Intercultural Encounters in Ead:
life narratives of different Brazils” (EINAVIB), the
UNIP Interativa. Here, the narrative – both the
stage reports, and textual descriptions of possible
opinions or experienced tensions – enable the
own problems sharing communities and regions
that students are inserted, emerging a moment to
build an identity of the I-professional and personal
self (NÓVOA, 1995).
Edição
3ª edição - Julho/Dezembro de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto