ENTRE O DIGITAL E O ANALÓGICO: ANALISANDO UM CURSO DE LÍNGUA INGLESA A DISTÂNCIA
Documento
Informações
Título
ENTRE O DIGITAL E O ANALÓGICO: ANALISANDO UM CURSO DE LÍNGUA INGLESA A DISTÂNCIA
Title
BETWEEN THE DIGITAL AND THE ANALOG: ANALYSING A DISTANCE COURSE IN ENGLISH
Autor(es)
Christiane Araújo
Palavras-chave
EaD. Estudos discursivos. Multiletramentos. Língua inglesa. Interação.
Resumo
Entender como a tecnologia muda
nossas práticas diárias, em especial a educação,
é um dos objetivos desta pesquisa de doutorado,
que teve como objeto um curso de inglês on-line
proposto por uma Instituição de Ensino de inglês
como língua estrangeira (LE). Tendo como
suporte a tese de que o curso de inglês estudado
indica uma tentativa de adaptação do ensino
de LE às lógicas das novas mídias, posicionando
professores e alunos num espaço onde o moderno
e o pós-moderno coexistem, foi realizada uma
análise qualitativa das páginas de um curso de
inglês na modalidade EaD, bem como da interação
tutor-aluno. Para esta investigação, apoiamos
nossas observações nos pressupostos pertinentes
aos estudos discursivos, dentre eles os da modernidade
e da pós-modernidade, o paradigma
dos novos estudos de letramento e a Análise do
Discurso de linha francesa (AD). Apesar da nova
configuração de leitura na tela propiciada pelo
meio digital e uma maior presença da multimodalidade,
constatamos que o curso nos remete
a uma postura tradicional de leitura em que o
aprendiz não é instigado a discutir ou agir com
criticidade. A interação dos participantes revela
como a LE é vista por eles e como isso influi na
construção da subjetividade de cada um.
Resumo (EN)
Understanding how technology
changes our everyday practices, especially education,
is one of the aims of this study. This research
seeks to study an on-line English course
devised by an English as a Foreign Language
(EFL) school. Driven by the hypothesis that the
course studied indicates an attempt to adapt the
teaching of English to the new media logics, positioning
educators and learners in a space where
the modern and post-modern coexist, the pages
of an on-line course as well as the interaction
tutor-student were analyzed. For this investigation,
our observations were backed by assumptions
relevant to discourse studies, among them
the modernity and the post-modernity, the New
Literacies Studies paradigm and the French Discourse
Analysis. From an overview of the information
technology and the development not only
of distance learning, but also of the e-learning
project in the focal institution, we discuss how
the new media are used and the way they reflect
on the meaning making of the course. Despite
the new configuration that the reading on the
screen provides and the presence of multimodal
features, we verify that the course signals a traditional
reading posture in which the learner is not
led to discuss or act critically. The interaction of
the participants reveals how the foreign language
is viewed by them and also how it influences the
construction of subjectivity in each one of them.
Edição
2ª edição - Junho de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto