Estudo dos fatores emocionais e psicológicos que podem interferir no tratamento odontológico
Documento
Informações
Título
Estudo dos fatores emocionais e psicológicos que podem interferir no tratamento odontológico
Title
Study of emotional and psychological factors that may interfere in the dental treatment
Autor(es)
Adam de Mello Silva | Camila Correia dos Santos | Mauricio Gamarra Reggiori | Ruth Andia-Merlin | Rosemary Baptista Martins | Carlos Eduardo Alegretti | Yugo Okida | Paschoal Laércio Armonia | Elcio Magdalena Giovani
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2009
Curso
Odontologia
Palavras-chave
Ansiedade ao tratamento odontológico; Condicionamento (Psicologia); Relações dentista-paciente
Resumo (EN)
Introduction - Submission to dental treatment has been reported by patients as a condition giving rise to stress because they may experience some discomfort causing them to postpone visits to the dental office because of situations that include pain. Identify these conditions is a challenge that dentists should include their care procedures in order to modify this pessimistic view where the
main focus (oral health) can be achieved. This work results in the identification of factors that interfere with patient-dentist approximation for the dental treatment. Material and Method - We interviewed 54 patients. Results - The results were significant: 14.85% said they going to the dental office is stressful. 83.3% reported that the dentist managed to deal with fear and anxiety during the dental treatment, 22.0% had requested to stop a consultation because of not keeping the self control. The most common symptoms: palpitations, cold hands, panic, increased sweating. When questioned about what most frightened them: equipment used during the consultations is the main cause of fear. Conclusion – It was concluded that the patient-dentist relationship is a complex and extensive subject, however, it identifies situations that may be related to fear, so that when controlled it facilitates adherence and reduce the dropout to dental treatments, improving clinical and practical care and the patient approach to the dentist.
Resumo
Introdução - Submeter a tratamento odontológico (TO) tem sido relatado, por pacientes, como condição geradora de estresse, pois acredita se experimentar algum desconforto levando-os a adiar idas aos consultórios odontológicos a situações limítrofes como a dor. Identificar tais condições é mais um desafio que os cirurgiões-dentistas (CD) devem incluir aos seus atendimentos, com objetivo de modificar esta visão pessimista onde o foco principal (saúde bucal) possa ser atingido. Este trabalho resulta na identificação dos fatores que interferem na aproximação paciente-CD para o TO. Material e Método - Foram entrevistados 54 pacientes. Resultados - Os resultados foram significativos: 14,85% afirmaram que ir ao consultório odontológico é estressante. 83,3% relataram que o CD conseguiu lidar com situações de medo e ansiedade durante o TO; 22,0% já solicitaram interromper a consulta por não conseguir manter o autocontrole. Os sintomas mais frequentes: palpitações, mãos frias, pânico, sudorese aumentada. Quando interrogados sobre o que mais os amedrontam: equipamentos utilizados durante os atendimentos são principais desencadeadores de medo. Conclusão - Conclui-se que a relação paciente-CD é um assunto complexo e extenso, contudo, identifica as situações que devem ser relacionadas ao medo, para que, ao contorná-las possam facilitar aderência e diminuir evasão aos TO, melhorando o atendimento clínico-prático bem como a aproximação dentista-paciente.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto