Avaliação da influência da educação nutricional no hábito alimentar de crianças*
Documento
Informações
Título
Avaliação da influência da educação nutricional no hábito alimentar de crianças*
Title
Impact evaluation of nutrition education in children´s eating habits
Autor(es)
Andréa Gigliotti Moreira Costa | Andressa dos Reis Gonçalves | Daniele Antonia Suart | Giovana Suda | Paula Piernas | Luiz Roberto Lourena | Milena Costa Menezes Cornacini
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2009
Curso
Nutrição
Palavras-chave
Educação alimentar e nutricional; Obesidade; Hábitos alimentares; Comportamento alimentar; Nutrição da criança
Resumo (EN)
Introduction - The objective of this study was to evaluate the food consumption, the nutritional diagnosis and the adherence to the nutrition educational process through nutritional knowledge among children from seven to ten years old. Material and Methods - Thirty four students have been submitted to the nutrition educational process during eight weeks and it could be analyzed the food
consumption, the anthropometric parameters and nutrition knowledge in two different moments. Results - After eight weeks with attendance there have been no significant differences related to weight, stature, CMI and waistline circumference. The evaluation of the nutritional condition has demonstrated that 3,44% of the students showed being underfed, 44, 85% eutrophic, and 51, 71% overweighed, with no changes in the nutritional diagnosis. At the initial moment the level of obesity showed prevalence of children with low and moderate obesity, if compared to the final moment. The knowledge on nutrition has showed in most of cases (76%) highly significant results. Regarding the frequency on the food consumption there has been a significant improvement regarding the ingestion of different food groups. Conclusion - The present work, even accomplished in a short time, has showed that the nutritional education has achieved significant results regarding the students' knowledge related to nutrition and improvement on the feeding choices of the evaluated students.
Resumo
Introdução - O objetivo deste trabalho foi avaliar o consumo alimentar, o diagnóstico nutricional e a aderência ao processo de educação nutricional através de conhecimento de nutrição em crianças de sete a dez anos. Material e Métodos - Trinta e quatros alunos foram submetidos ao processo de educação nutricional durante sete semanas e avaliou-se o consumo alimentar, os parâmetros antropométricos e conhecimento em nutrição em dois momentos. Resultados - Após sete semanas de acompanhamento não houve diferença significativa em relação a peso, índice de massa corpórea e circunferência da cintura. A avaliação do estado nutricional demonstrou que 3,44% dos escolares apresentavam-se desnutridos, 44,85% eutróficos e em ambos momentos 51,71% com excesso de peso corporal, não havendo alteração no diagnóstico nutricional. No mo mento inicial, o índice do grau de obesidade apresentou prevalência de obesidade leve e moderada quando comparado ao momento final da avaliação. Os conhecimentos em nutrição apresentaram em sua maioria (76%) resultados significativamente positivos. Quanto à freqüência
no consumo alimentar houve melhora significativa quanto à ingestão nos diferentes grupos alimentares. Conclusão - O presente trabalho, mesmo realizado em curto prazo, demonstrou que a educação nutricional obteve resultados significativos quanto ao conhecimento dos alunos relacionados à nutrição e melhora nas escolhas alimentares dos alunos avaliados.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto