Panorama da Disciplina de Orientação Profissional no Estado de São Paulo e sua importância no ensino de Fonoaudiologia
Documento
Informações
Título
Panorama da Disciplina de Orientação Profissional no Estado de São Paulo e sua importância no ensino de Fonoaudiologia
Title
View of the Professional Guidance Discipline in São Paulo State and its importance to the speech-language pathology student
Autor(es)
Arsenio Sales-Peres | Ricardo Henrique Alves da Silva | Ariádnes Nobrega de Oliveira | Janaina Patrício de Lima | Tábata Pierini Foelkel
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2009
Curso
Fonoaudiologia
Palavras-chave
Fonoaudiologia; Marketing; Ensino; Ética profissional; Orientação vocacional
Resumo (EN)
Introduction – The Course of Speech-Language Pathology establishes as professional profile a general form, humanist, critice and reflexive, being enabled to act, always following ethical principles, in the field therapeutic-clinic and preventive field on their practices. The objective was to verify the amount of courses of Speech-Language Pathology of the São Paulo State that possess in its curricular grating the Discipline of Guides Professional and approach regarding the importance of the same one. Material and Methods – For the present study had been accessed the sites of the Brazilian Society of Speech-Language Pathology, Federal Council of Speech-Language Pathology and the Regional Council of Speech-Language Pathology, and pages of the colleges that possess the course of Speech-Language Pathology in the São Paulo State, in order to carry through the survey of the courses that possess in its curricular grating the Discipline of Guides Professional. Results – The results showed that the courses of Speech-Language Pathology in the São Paulo State that possess this Discipline were of 29,1%. Conclusions – Ahead of the presented data, it’s possible to observe that the Discipline, besides the importance allowing a including thought for students about the possibilities of acts in our country, isn’t present in the majority of the courses of Speech-Language Pathology.
Resumo
Introdução – O Curso de Graduação em Fonoaudiologia estabelece como perfil profissional uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, sendo capacitado a atuar, sempre pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas. O objetivo do presente estudo foi verificar os Cursos de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo que possuem em seu currículo a Disciplina de Orientação Profissional, além de abordar a importância da mesma para a formação do profissional. Material e Métodos – Foram acessados os sites da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, do Conselho Federal e Regionais de Fonoaudiologia, além das páginas das faculdades que possuem o Curso de Fonoaudiologia no Estado de São Paulo, a fim de realizar o levantamento dos cursos que possuem em sua grade curricular a Disciplina de Orientação Profissional. Resultados – Obteve-se que o número de cursos que possuem a Disciplina de Orientação Profissional e/ou Ética Profissional em sua grade curricular foi de 29,1%. Conclusões – Diante dos dados apresentados, é possível observar que tal disciplina, apesar da fundamental importância ao permitir uma visão abrangente ao estudante a respeito das possibilidades de atuação em nosso país, ainda é pouco abordada nos cursos de graduação.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto