Comparação do estado nutricional de escolares matriculados na rede pública de ensino da periferia e do centro da cidade de Assis-SP
Documento
Informações
Título
Comparação do estado nutricional de escolares matriculados na rede pública de ensino da periferia e do centro da cidade de Assis-SP
Title
Comparison of the nutritional status of students enrolled in public education in the periphery and in the center of the city of Assis-SP
Autor(es)
Suelen Modotti | Juliana Ripoli Rodrigues | Karin Maria Ludwig
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2017
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Avaliação nutricional; Estado nutricional; Serviços de saúde escolar; Áreas de pobreza; Habitação popular
Resumo (EN)
Objective – Assess the nutritional status of schoolchildren and the periphery of the town center the Assis-SP. Methods – Field study with 244 students from two schools, aged 5 years and 4 months to 13 years and 6 months, of both genders, enrolled in school in the periphery and the center of the 1st to 5th grade of elementary school of municipal schools. The nutritional evaluation was performed by measuring the weight, the height, through indicators BMI / I, P / I and E / I. The nutritional status was compared to standards escore-z recommended by the World Health Organization (WHO). Results – According to the BMI/I the students of the periphery and downtown exhibit respectively 2.46% and 0% underweight, 72.13% and 55.74% eutrophic, and 25.41% and 44.26% overweight. Looking at the P/I, 10.2%of the students are from the periphery with overweight comparing with their age and 32.08% of students from downtown are in the same condition. Conclusions – There a difference in nutritional status between the groups analyzed, mainly related to overweight, It may be noted that the highest prevalence among schoolchildren of the downtown, which could be explained by more favorable socioeconomic conditions this population.
Resumo
Objetivo – Avaliar o estado nutricional de escolares da periferia e do centro da cidade de Assis-SP. Métodos – Estudo de campo com 244 escolares, divididos entre duas escolas, na faixa etária de 5 anos e 4 meses a 13 anos e 6 meses, de ambos os gêneros, regularmente matriculados em escola da periferia e do centro do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Foi realizada avaliação nutricional por aferição do peso e estatura, através dos indicadores IMC/I, P/I e E/I. O estado nutricional foi comparado aos padrões de referência escore-z recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Resultados – De acordo com o indicador IMC/I os escolares da periferia e do centro apresentam respectivamente 2,46% e 0% de magreza, 72,13% e 55,74% eutrofia, 25,41%e 44,26% excesso de peso. Analisando o P/I 10,20% dos escolares da periferia estão com peso elevado para idade e 32,08% do centro estão nesta mesma condição. Conclusões – Há uma diferença no estado nutricional entre os grupos analisados, principalmente relacionado ao excesso de peso, onde nota-se maior prevalência nos escolares do centro, podendo estar justificado pelas condições socioeconômicas mais favoráveis desta população.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto