Avaliação dos serviços de saúde para satisfação dos usuários: estudo cienciométrico
Documento
Informações
Título
Avaliação dos serviços de saúde para satisfação dos usuários: estudo cienciométrico
Title
Users and evaluation of health services satisfaction: study scientometric
Autor(es)
Janaina Alves Guilherme | Ely Mitie Massuda | Miriam Ueda Yamaguchi
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2016
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Satisfação do paciente; Assistência ao paciente; Serviço de saúde
Resumo (EN)
Objective – Identify the scientific publications regarding he patient’s satisfaction in assistance and evaluation of health services in Brazil. Methods – It is a scientometric study that covered the search for scientific articles published from 1974 to 2015, on electronics SciELO database. The identification of the items was done by the use of terms: patient satisfaction, evaluation of health service and patient perception of care. Results – Were found 194 articles of Brazilian publications indexed in the interdisciplinary area. Greater concernment was identified by researchers in this issue after 1990, intensifying after 2004. Among the existing health services in Brazil, the Unit basic health (UBS) were the most researched, with 30% (27), followed by Strategy Family health (ESF), with 23% (21). Among the specialties in health field, the Psychiatry was the most interested in research carried out with 15 (29%) published works, followed by Dental field, with 12 (23%). Conclusion – UBS and ESF stood out among the health services evaluated for user satisfaction, which is justified by integrating the services of primary health care and are the main gateway for the users to the health care system in our country.
Resumo
Objetivo – Identificar as publicações científicas em relação à satisfação do paciente no atendimento e avaliação do serviço de saúde no Brasil. Métodos – Trata-se de um estudo cienciométrico que abrangeu a busca de artigos científicos publicados no período de 1974 a2015, na base de dados eletrônica SciELO. A identificação dos artigos foi realizada por meio da utilização dos termos: satisfação paciente, avaliação serviço de saúde e percepção do paciente no atendimento. Resultados – Foram detectados 194 artigos de publicações brasileiras indexadas na área interdisciplinar. Identificou-se maior interesse dos pesquisadores pela temática após o ano de 1990, intensificando-se a partir de 2004. Dentre os serviços de saúde existentes no Brasil, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram as mais pesquisadas, com 30% (27), seguida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), com 23% (21). Dentre as especialidades na área da saúde, a área da Psiquiatria foi a de maior interesse nas pesquisas realizadas com 15 (29%) trabalhos publicados, seguida por Odontologia, com 12 (23%). Conclusão – As UBS e ESF destacaram-se dentre os serviços de saúde avaliados quanto à satisfação dos usuários, fato que se justifica por integrarem os serviços da atenção primária à saúde e serem a principal porta de entrada dos usuários ao sistema de assistência à saúde em nosso país.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto