Conhecimento de estudantes de Educação Física de Juazeiro do Norte-CE sobre o atendimento emergencial ao trauma dental, avulsão e reimplante dental
Documento
Informações
Título
Conhecimento de estudantes de Educação Física de Juazeiro do Norte-CE sobre o atendimento emergencial ao trauma dental, avulsão e reimplante dental
Title
Knowledge of Physical Education students from Juazeiro do Norte-CE about emergency care dental trauma, avulsion and dental reimplant
Autor(es)
Simone Scandiuzzi Francisco | Regiane Cristina do Amara | Lara Milena Muniz Vieira | Camila Kevillany Pereira Braga | Rodrigo Dutra Murrer
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2016
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Traumatismos dentários; Educação em saúde; Avulsão dentária
Resumo (EN)
Objective – To assess the knowledge of Physical Education students of the Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão), Juazeiro do Norte-CE on emergency care to dental trauma. Methods – A cross-sectional survey was conducted among students, by applying a questionnaire containing questions about age, gender, knowledge of first aid to dental trauma and simulation of clinical cases of coronary fracture and avulsion and replantation. Results – Participants were 120 students, 62% men and 38% women, of which 86% responded that treatment should be immediately, 56% reimplant the tooth in the dental alveolus, only 44% knew about the technique to dental reimplant. Regarding the preparation of the tooth, 36% responded put on water, 29% put on napkin, 14% put on the saline solution and 7.5% put on milk. Of the participants 39% said they did not know what to do with the tooth avulsed covered in dirt, 20% would use the toothbrush, and 17,5% would use the wash in running water. Regarding coronary fracture, 19% seek for the piece of tooth and kept it properly. Regarding to dental reimplant, 46% chose the immediate reimplantation. Conclusions – There was insufficient knowledge about the handling of traumatized teeth, indicating the need to promote educational campaigns and training of professionals about this issue.
Resumo
Objetivo – Avaliar o conhecimento dos estudantes de graduação em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UnilLeão), Juazeiro do Norte-CE sobre o atendimento emergencial ao trauma dental. Métodos– Foi realizada uma pesquisa transversal junto aos estudantes de graduação de Educação Física, mediante aplicação de um questionário, contendo perguntas sobre idade, gênero, conhecimento sobre primeiros socorros ao traumatismo dental e simulação de casos clínicos de fratura coronária e avulsão e reimplante. Resultados – Participaram 120 estudantes, sendo 62% homens e 38% mulheres, dos quais 86% responderam que o tratamento deve ser imediato, 56% reimplantariam o dente no alvéolo, apenas 44% sabiam o que era reimplante dental. Em relação ao acondicionamento do dente, 36% o manteriam em água, 29% em guardanapo, 14% soro fisiológico e 7,5% lavaria no leite. Dos participantes 39% afirmaram não saber o que fazer com o dente avulsionado coberto de sujeira, 20% o escovaria com escova de dente, e 17,5% lavaria em água corrente. Em relação à fratura coronária, 19% procuraria o pedaço do dente e o acondicionaria corretamente. Em relação ao reimplante dental 46% escolheram o reimplante imediato. Conclusão – Verificou-se um conhecimento insuficiente sobre o manuseio dos dentes traumatizados, indicando a necessidade de promover campanhas educativas além da inclusão deste tema durante a formação dos profissionais.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto