Um Estudo dos Mecanismos do Contexto Corporativo que Suportam a Capacidade de Implementação da Estratégia de Negócio
Anexos
Informações
Título
Um Estudo dos Mecanismos do Contexto Corporativo que Suportam a Capacidade de Implementação da Estratégia de Negócio
Autor(es)
Wellington Cruz
Orientador(es)
Ralph dos Santos Silva
Data de Defesa
26/03/2008
Resumo
Esta dissertação tem como tema central a estratégia corporativa. O ponto de vista explorado no presente estudo é o do executivo que trabalha na unidade de negócio. A principal questão estudada diz respeito aos impactos das inter-relações tangíveis e intangíveis sobre a capacidade organizacional para a implementação da estratégia de negócio. Para isso, foram investigados aspectos como a gestão da diversificação corporativa, a transferência de know-how entre unidades de negócio, a estratégia de parenting e as capacidades organizacionais críticas para a implementação da estratégia. As hipóteses que conduzem o estudo propõem a existência de importantes relações entre o compartilhamento de recursos tangíveis e intangíveis, internamente à corporação, e as capacidades organizacionais para a implementação da estratégia na unidade de negócio. A metodologia empregada contempla os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, coleta de dados por meio de instrumento específico, pesquisa de campo e análise de dados por meio de técnica estatística. Os resultados demonstram a relevância de componentes corporativos típicos das inter-relações intangíveis como a transferência de know-how, o emprego de soluções tecnológicas conjuntas e o incentivo do centro corporativo às atividades conjuntas entre as unidades. A pesquisa, além de contribuir para o aprimoramento de um framework para a implementação de estratégia de negócio que incorpore componentes da dimensão corporativa, reflete a complexidade das inter-relações organizacionais, a qual impõe limitações às generalizações e reforçam o caráter idiossincrático de cada corporação.
Resumo (EN)
The central theme of this dissertation is corporate strategy. The point of view explored in the present study is that of the executive who works in the business unit. The principie question studied speaks to the impacts of tangible and intangible inter-relations over the organizational capacity for the implementation of business strategy. As suchln arder to do so, areas such as corporate diversification management, transference of know-how between business units, parenting strategy and criticai organizational capacities for the implementation of strategy were investigated. The hypotheses that guide the study propose the existence of a relationship between the sharing of tangible and intangible resources internally, or within the corporation, and the organizational capacities for the implementation of strategy in the business unit. The methodology employed considers the fol/owing procedures: bib/iographic research, data col/ection by means of a specific instrument, fie/d research and the ana/ysis of data through technica/ statistics. The resu/ts demonstrate the relevance of typica/ corporate components of the intangib/e interre/ations such as the transference of know-how, the employment of conjoined techno/ogica/ so/utions and the incentive of the corporate center to the group activities among units. The research project, aside from contributing towards the perfection of a framework for the implementation of a business strategy, incorporates the corporate dimension, ref/ects the complexity of the organizational interre/ations and limits generalizations and reinforces the idiosyncratic character of each corporation.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia corporativa, Gestão corporativa, Diversificação, Implementação da estratégia de negócio, Capacidades organizacionais
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto