Ludocomunicação: Um Contraponto Crítico-Propositivo à Gamification, observado a partir da participação em larps
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Informações
Título
Ludocomunicação: Um Contraponto Crítico-Propositivo à Gamification, observado a partir da participação em larps
Autor(es)
Tadeu Rodrigues Iuama
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
05/06/2020
Resumo (EN)
Given the occurrence of the phenomenon of gamification, which is manifested mainly in the incorporation of competition dynamics in other spheres beyond the games itself, as well as the perception of the games are increasingly linked and restricted to electronic games, there is the possibility of a counterpoint to this, in which the logic of the game overflowed to other spheres of social life would not be guided by competitiveness and virtualization. In order to answer this question, the research divides itself into a critical theoretical reflection about gamification and an empirical investigation of the larps, a ludic modality whose participation led to such inquiry. As methodological contributions are used both bibliographical research (in theoretical reflection) and autoethnography in a context of observant participation (in empirical research). Among the theoretical framework are Edgar Morin, Raoul Vaneigem and Vicente Romano, since the research aims the proposition of a playful and therefore communicational model, based on complexity, counter-hegemony and ecology. The research is justified, above all, by the novelty, given the scarcity of reflections about the game, as a cultural phenomenon, in the researches of Communication developed in Brazil. Its pertinence would be due to the inexistence of research involving the larp in the communicational context, even if the practice is been used as a cultural activity by public policies. The relevance shows by the use of media approaches similar to the clipping given to communicate socially important themes. Finally, the research points to the existence of a ludocommunication, that is, the proposal of a counterpoint to gamification that aims at the use of ludic dynamics to promote bounds.
Resumo
Haja vista a ocorrência do fenômeno da gamification, que se manifesta sobretudo na incorporação de dinâmicas de competição em outras esferas além dos jogos em si, assim como a percepção de que os jogos estão cada vez mais atrelados e restritos aos jogos eletrônicos, a presente pesquisa norteia-se pela possibilidade da existência de um contraponto a isso, nos quais a lógica do jogo transbordada para outras esferas da vida social não fosse pautada pela competitividade e pela virtualização. Para responder a essa inquietação, a pesquisa divide-se em uma reflexão teórica-crítica acerca da gamification e numa investigação empírica dos larps, modalidade lúdica cuja participação levou a tal indagação. Utiliza-se da pesquisa bibliográfica (na reflexão teórica) e da autoetnografia num contexto de participação observante (na investigação empírica) como aportes metodológicos. Dentre os referenciais que emolduram o quadro teórico, destacam-se Edgar Morin, Raoul Vaneigem e Vicente Romano, uma vez que a pesquisa se posiciona na proposição de um modelo lúdico e, portanto, comunicacional, pautado pela complexidade, pela contra-hegemonia e pela ecologia. A pesquisa justifica-se, sobretudo, pelo ineditismo, dada a escassez de reflexões a respeito do jogo, enquanto fenômeno cultural, nas pesquisas de Comunicação desenvolvidas no Brasil. Sua pertinência se dá pela inexistência de pesquisas que envolvam o larp no contexto comunicacional, mesmo que a prática venha sendo utilizada como atividade cultural por políticas públicas. A relevância se mostra pela utilização de abordagens midiáticas afins ao recorte dado para comunicar temas socialmente importantes. Por fim, a pesquisa aponta para a existência de uma ludocomunicação, ou seja, a proposta de um contraponto à gamification que visa a utilização de dinâmicas lúdicas para promover vínculos.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Comunicação; Imaginário; Jogo; Larp; Ludocomunicação
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto