Análise da Área de Influência como Indicador de Competitividade de Clusters Varejistas
Anexos
Informações
Título
Análise da Área de Influência como Indicador de Competitividade de Clusters Varejistas
Autor(es)
Adriane Akemi Zenke
Orientador(es)
Renato Telles
Data de Defesa
05/02/2020
Resumo
As organizações estão enfrentando ambientes cada vez mais competitivos e, nesse sentido, adotando, entre outras estratégias, abordagens mais cooperativas e baseadas em perspectivas coletivas de operação. Concentrações comerciais de negócios oferecendo produtos correlatos para consumidores finais, tratados neste trabalho como clusters varejistas, constituem um exemplo, em geral, exitoso desse tipo de postura. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar esse fenômeno, focalizando na propriedade do conceito de área de influência como um indicador consistente e relevante na avaliação da competitividade de clusters varejistas. Optou-se pela investigação de clusters de bares para o estudo de campo. Com base na revisão da literatura, buscou-se levantar fundamentação teórica e evidências empíricas que sustentassem a hipótese de associação significante entre competitividade e área de influência para clusters varejistas. Os resultados apresentam indicações consistentes de relação entre competitividade e áreas de influência secundária e terciária de clusters varejistas, oferecendo um aporte inovador na apreciação da competitividade deles, assim como a viabilidade de utilização da área de influência como um marcador relevante na gestão dessas aglomerações.
Resumo (EN)
Organizations are facing increasingly competitive environments and, in this sense, are adopting, among other strategies, more cooperative approaches based on collective operation perspectives. Commercial business concentrations offering related products to end consumers, treated in this paper as retail clusters, are a generally successful example of this stance type. In this context, this study aims to investigate this phenomenon, focusing on the ownership of the influence area concept as a consistent and relevant indicator in the assessment of the retail cluster's competitiveness. We have opted to investigate pub clusters for the field study. Based on the literature review, we sought to raise the theoretical foundation and empirical evidence to support the hypothesis of significant association between competitiveness and influence area for retail clusters. The results show consistent indications of the relationship between competitiveness and secondary and tertiary influence areas of retail clusters, offering an innovative contribution in the assessment of retail clusters' competitiveness, as well as the feasibility for using the influence area as a relevant marker to clusters management.
Tipo
Palavras-chave
Concentrações comerciais; Clusters varejistas; Redes de negócios; Área de influência; Competitividade.
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto