Processo de Formulação da Estratégia Competitiva Prescrito pelo Modelo de Campos e Armas da Competição: Aplicação em Rede de Academias de Ginástica Italy
Anexos
Informações
Título
Processo de Formulação da Estratégia Competitiva Prescrito pelo Modelo de Campos e Armas da Competição: Aplicação em Rede de Academias de Ginástica Italy
Autor(es)
Renato Zanuto Pereira
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
10/06/2010
Resumo
Campos e Armas da Competição é um modelo qualitativo e quantitativo que nasceu em 1991 da ideia de separar as vantagens competitivas de acordo com o interesse do cliente e/ou consumidor, distinguindo as que lhe interessam das que não lhe interessam. As primeiras relacionam-se aos campos da competição e as segundas às armas da competição, que interessam apenas à empresa. O presente estudo teve como objetivo verificar se a aplicação do processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição gera estratégias aceitáveis pela diretoria da rede de academias Italy. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa descritiva por meio de entrevistas e questionários estruturados junto aos alunos, funcionários e diretor da empresa, para que fossem formuladas as estratégias competitivas de negócio e as estratégias competitivas operacionais; posteriormente, foi feita pesquisa exploratória para verificar o grau de aceitação pela diretoria da rede de academias de ginástica Italy das estratégias formuladas. O trabalho justifica-se pelo fato de que o processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição, mesmo já tendo sido testado em algumas empresas, merecer ainda estudos que contribuam para seu aperfeiçoamento. Os resultados da pesquisa revelam que o processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição realmente gerou estratégias aceitáveis pela diretoria da rede de academias Italy.
Resumo (EN)
The model of fields and weapons of competition is a quantitative and qualitative model who was bom in 1991 in the following idea: separate the competitive advantages in accordance with the client' s interest and/or consumer distinguishing those that interest you from those that do not interest him. The first relates to the fields of competition and the second relates to the weapons of the competition of interest only to the company. The objective of the present study was to verify whether applying the process of formulating competitive strategy, prescribed by the model of fields and weapons of competition, generates acceptable strategies to the board of the ltaly gym franchise. Toe first step included descriptive research through interviews and surveys, which were designed in consultation with the gym members, employees, and the gym's director. Toe intention was to formulate business competitive strategies and operational competitive strategies. The second step was to develop exploratory research to verify the adherence of the strategies by the board of the ltaly gym franchise. The work was justified by the fact that although the competitive strategies processes formulation by the model of fields and weapons of competition has already been tested by a number of companies, there is still a lot of room for improvement. The results indicate the competitive strategies processes formulation by the model of fields and weapons of competition generated acceptable strategies by the board of the Italy gym franchise.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia, Academia de Ginástica, Competitividade, Campos, Armas da Competição
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto