Reclamação e comportamento do consumidor insatisfeito: como podem influenciar as estratégias das empresas
Anexos
Informações
Título
Reclamação e comportamento do consumidor insatisfeito: como podem influenciar as estratégias das empresas
Autor(es)
Luciana Maria Estefam Chamon Silveira
Orientador(es)
Arnaldo Luiz Ryngelblum
Data de Defesa
23/08/2011
Resumo
Trabalhos teóricos a respeito de reclamações de consumidores indicam a necessidade de responder favoravelmente às insatisfações, partindo do pressuposto que obter novos consumidores é mais dispendioso do que manter aqueles que já foram cativados. Esses modelos originários do marketing não chegam a verificar a viabilidade econômica, operacional, de tempo, de recursos humanos e de outros aspectos da resposta para as insatisfações ao consumidor, além de não levarem em consideração se existem restrições à sua realização em função de outros processos internos. As teorias da estratégia das empresas mostram como planejar os processos internos, analisar os ambientes entre outras variáveis, mas não envolvem o retorno do consumidor insatisfeito à empresa. As análises dos stakeholders consideram os consumidores nos estudos, e, destacam, sobretudo, a realidade dos mais relevantes para a empresa em relação ao poder, legitimidade e urgência. Este trabalho expõe tais lacunas de marketing e estratégias de empresas, verificando os atributos dos stakeholders (consumidor insatisfeito e concessionária) em relação às repostas da montadora Renault do Brasil. A metodologia foi o estudo de caso e a pesquisa documental, utilizando-se do método de análise do conteúdo para verificar as variáveis – poder, legitimidade e urgência – dos interessados na empresa e como influenciam nas análises da estratégia da montadora. Na conclusão, entre outros fatores, destacam-se a percepção dos atributos, a análise da concessionária como interessada no processo prejudicando a relação do consumidor insatisfeito com a empresa, como é realizado o atendimento do consumidor reclamante na concessionária e montadora e a importância de rever os interesses dos stakeholders ante a estratégia adotada pela montadora. Evidenciam-se, também, falhas na comunicação entre a montadora e os consumidores, entre a concessionária e consumidores e entre concessionária e montadora; além disso, notou-se que a estratégia da montadora, às vezes, reconhece o problema, mas não o trata para não atrapalhar suas vendas. Com isso, pode-se inferir que há a necessidade de revisão no processo de pós-vendas da montadora.
Resumo (EN)
The theoretical papers on consumer complaints indicate a need to pay a lot of attention to consumers' c1issatisfaction on ti1e assumption that g nevv customers is more expensive than keeping those already captivated. Marketing models fail to test the economical and operational time feasibility, as well as available labor resources and other aspects related to the response to consumer dissatisfaction. lt also does not take into consideration whether there are restrictions on execution due to other internai processes priorities. The corporate strategy theories indicate how to plan internai processes, analyze the environment and other attributes, but do not take into account the unsatisfied customer returning to the company. The sta keholcJers a nalysis i ncludes consumers in the context and highlights, above all, the reality of the most important issues to the company in terms of power, legitimacy and urgency. This paper exposes these marketing and strategy gaps, checking the relevant points to stakeholders (dissatisfied consumers and company) regarding answers of the company Renault do Brazil. lt was used the case method study to verify the variables - power, legitimacy and urgency - for the stakeholders and also how it may infer on the analysis of the company's strategy ln conclusion, among others, we highlight the perception of the above mentioned attributes: i.) the analysis of firm and how it is damaged by the relationship between the dissatisfied consumers and the company, ii) the process of the customer services approach, and iii) the releva nce to review the stake f1olders interests m the vievv of U1e com pa ny's strate1y lt is also highlighted miscommunications between the manufacturer and consumers, between the dealerships and consumers and between dealerships and the manufacturer. ln addition, it was noticed that sometimes the company finds the problem but does not solve it in order to not disrupt sales. At the end, one may notice the need to review the after sales processes for the manufacturer.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia de Empresas, Reclamação do Consumidor Insatisfeito, Stakeholders
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto