Capital Social e empreendedorismo: a influência do capital social on-line e off-line ao desenvolvimento de empreendimentos iniciais
Anexos
Informações
Título
Capital Social e empreendedorismo: a influência do capital social on-line e off-line ao desenvolvimento de empreendimentos iniciais
Autor(es)
Tatiane Andreza de Souza Silva
Orientador(es)
Victor Silva Corrêa
Data de Defesa
28/06/2019
Resumo
O Brasil pode ser considerado um país empreendedor; mais de 50 milhões de brasileiros desenvolvem atividades empreendedoras. Desses, 26 milhões são empreendedores em estágio inicial, isto é, de cada 100 brasileiros, 19 possuem empreendimentos com até 42 meses de existência. Na esteira desse dado positivo, reside, contudo, um cenário desfavorável, a saber, grande parte desses empreendedores fale nos primeiros anos de existência. Segundo dados do IBGE, cerca de 45% dos empreendimentos fecham as portas até o segundo ano de funcionamento. Esta pesquisa é uma contribuição aos estudos da área e, inserida nesse contexto, objetivou investigar como ocorre o desenvolvimento de empreendimentos em estágio inicial, imersos em diferentes contextos produtivos, ampliando a compreensão dos fatores que impactam sua sobrevivência. Para tanto, foram utilizadas duas abordagens teóricas distintas, ambas de direcionamento estrutural-relacional, integrando-as. A primeira, oriunda da literatura clássica sobre Capital Social no contexto off-line e a segunda, emergente, relaciona-se à literatura sobre o capital social no contexto on-line, ainda hoje pouco explorada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, com emprego do método de estudo de casos múltiplos. Foram empregadas duas técnicas para coleta de evidências, triangulando-as: a entrevista semiestruturada em profundidade e a observação dos participantes. A análise dos dados está baseada em proposições teóricas, em que as evidências de campo serão contrastadas à literatura sobre capital social, utilizada como referencial. Foram investigados empreendedores responsáveis pela criação e condução de empreendimentos com até 42 meses de existência, imersos em diferentes contextos produtivos. A despeito da relevância desse segmento produtivo, poucos trabalhos procuram compreender a dinâmica envolvida em seu desenvolvimento. Quando se considera a influência do capital social, ele se demonstra mais escasso. Esta pesquisa se insere aí e procura preencher parte dessas lacunas. Evidências empíricas demonstraram que empreendimentos em estágio inicial parecem estar associados à combinação de ambos os tipos de capital social (off-line e on-line).
Resumo (EN)
Brazil can be considered an entrepreneurial country, more than 50 million Brazilians develop entrepreneurial activities. Of these, 26 million are entrepreneurs at an early stage. That is, out of every 100 Brazilians, 19 have ventures with up to 42 months of existence. In the wake of this positive data, however, there is an unfavorable scenario, many of these entrepreneurs speak in the first years of existence. According to IBGE data, about 45% of the projects close the doors until the second year of operation. This research is a contribution to the studies of the area, it inserts itself precisely in this context. It sought to investigate how the development of early stage ventures, immersed in different productive contexts, extends the understanding of the factors that impact its survival. Through the appropriation of two distinct theoretical approaches, both of structural-relational orientation, integrating them. The first comes from the classic literature on Social Capital in the offline context. The second, emerging, is related to the literature on social capital in the online context, still little explored in literature. The qualitative research strategy of descriptive nature, using the multiple case study method, was used. Two techniques were used to collect evidence, triangulating them: the semi-structured interview in depth and the observation of theparticipants. The analysis of the data is based on theoretical propositions, in which the field evidences will be contrasted to the literature on social capital, used as reference. We investigated entrepreneurs responsible for the creation and conduction of enterprises with up to 42 months of existence, immersed in different productive contexts. Despite the relevance of the productive segment, few studies seek to understand the dynamics involved in its development. When one considers the influence of social capital, it is more scarce. This research is inserted there, it seeks to fill in part of these research gaps. Empirical evidence has shown that early stage ventures seem to be associated with a combination of both types of social capital (offline and online).
Tipo
Palavras-chave
Empreendedorismo, Capital Social, Redes de Negócios
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais nas Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto