Redes de relacionamento no mercado de jogos de treinamento corporativos: a gestão do conhecimento como fator de vantagem competitiva
Anexos
Informações
Título
Redes de relacionamento no mercado de jogos de treinamento corporativos: a gestão do conhecimento como fator de vantagem competitiva
Autor(es)
Andrea Akemi Oribe Hayashi
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
03/10/2019
Resumo
Este estudo tem como objetivo principal descrever como as empresas de jogos de treinamento corporativos inseridas nas redes de relacionamento acessam os recursos que promovem a gestão do conhecimento para alcance de vantagem competitiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza qualitativa. Este estudo de caso único e seccional (transversal) busca encontrar respostas para a questão central da pesquisa: “Como a gestão do conhecimento pode proporcionar vantagem competitiva nas empresas de jogos de treinamento corporativos inseridas em uma rede de relacionamento?”. Três eixos teóricos compõem o referencial da pesquisa: redes de relacionamento interorganizacionais, gestão do conhecimento e vantagem competitiva. Inicialmente, foi realizada a pesquisa bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas com o gestor e os colaboradores da empresa. Os resultados da pesquisa apontaram que seis fatores são determinantes por favorecer acesso maior a recursos tangíveis e intangíveis e troca de conhecimento constante para o alcance de vantagem competitiva, tornando-se os principais diferenciais em relação à concorrência.
Resumo (EN)
This study aimed to describe how team-building companies inserted in relationship
networks access resources that promote knowledge management to achieve
competitive advantage, This is a descriptive research, qualitative in nature, and this
cross-sectional single-case study seeks to find answers to the central research
question: Does knowledge management can provide competitive advantage in teambuilding
companies inserted in a relationship network? Three theoretical axes
compose the research reference: interorganizational relationship networks,
knowledge management and competitive advantage. Initially, a bibliographical
research and subsequent field survey was conducted. Data collection was performed
through unstructured interviews with the manager and the employees of the
company. The research results showed that six factors are determinant for favoring
greater access to tangible and intangible resources and constant knowledge
exchange to achieve competitive advantage, becoming the main differentials in
relation to competition.
Tipo
Palavras-chave
Redes de Relacionamentos Interorganizacionais, Gestão do Conhecimento, Vantagem Competitiva, Empresa de Jogos de Treinamento Corporativos
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais nas Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto