A internacionalização de uma rede: um estudo de caso sobre a expansão de uma empresa brasileira do segmento automotivo
Anexos
Informações
Título
A internacionalização de uma rede: um estudo de caso sobre a expansão de uma empresa brasileira do segmento automotivo
Autor(es)
Linduarte Vieira da Silva Filho
Orientador(es)
Suzana Bierrenbach de Souza Santos
Data de Defesa
11/05/2011
Resumo
Este trabalho tem por objeto estudar o processo de formação de uma rede do segmento automotivo a partir da estratégia de internacionalização de uma empresa brasileira. O interesse em estudar esse modelo de expansão deve-se não só ao fato deste ser pouco estudado na literatura acadêmica, mas, em especial, pela possibilidade de entender como é a relação entre a necessidade de recursos e a formação de relacionamentos em países de distintos continentes, de modo que seja possível identificar similaridades e diferenças entre os atores envolvidos no processo de formação de uma rede internacional. O objetivo geral do trabalho é verificar como se deu o processo de formação da rede a partir da estratégia de internacionalização em diferentes países. Entre os objetivos específicos busca-se identificar os motivos que levaram a organização estudada a expandir sua rede em nível internacional; barreiras de entrada; soluções encontradas para contornar dificuldades; facilidades que contribuíram para a formação da rede; influência dos aspectos culturais; tipos de relacionamento construídos entre os atores que compõem a rede. Esta dissertação fundamenta-se em um estudo de caso único e descritivo.
Resumo (EN)
This thesis has as objective to study the formation of international network as a strategy used by Brazilian automotive industry. The interest in studying this model of expansion is due not only by the fact that this is a little-studied model in the scholarly literature, but in particular by the possibility of understanding how the relationship between resource needs and forming relationships in countries of different continents so that you can identify similarities and differences between the actors involved in the formation of an international network. The aim of this study is to verify how was the process of network formation through the strategy of internationalization in different countries. Among the specific objectives we seek to identify: the motives that led the organization to expand its network studied at the international level, entry barriers, the solutions found to circumvent the difficulties, the facilities that contributed to the formation of the network, the influence of cultural aspects and types of relationships built between the actors in the network. This dissertation is based on a single case study and descriptive.
Tipo
Palavras-chave
Redes de empresas, Internacionalização, Competitividade, Mercado Internacional
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto