Internacionalização de empresas: a influência da cultura do país anfitrião na expatriação
Anexos
Informações
Título
Internacionalização de empresas: a influência da cultura do país anfitrião na expatriação
Autor(es)
Valdecir Cahoni Rodrigues
Orientador(es)
Nadia Wacila Hanania Vianna
Data de Defesa
26/06/2013
Resumo
Com a abertura das barreiras comerciais, as organizações tendem a expandir os seus negócios, adotando estratégias voltadas ao ambiente internacional. Muitas empresas podem ter, ao mesmo tempo, plantas em vários lugares do mundo, buscando com isso serem competitivas e inovadoras. Uma empresa pode decidir enviar a outro país seu próprio funcionário, conhecido na literatura como expatriado organizacional. Mas há vários registros na literatura sobre expatriados organizacionais que não se adaptaram a um novo país, gerando custos adicionais para as empresas e dificultando a internacionalização das empresas. Por outro lado, há trabalhos que destacam a oportunidade de aproveitamento do expatriado voluntário em unidades internacionalizadas. Esta pesquisa teve como objetivo agregar conhecimento ao tema expatriação, ao buscar identificar se a cultura do país anfitrião influencia o cumprimento do contrato de trabalho do brasileiro expatriado organizacional e do voluntário em organizações sediadas em outros países. A investigação foi realizada por intermédio de levantamento, conduzido junto a expatriados brasileiros que cumpriram seus contratos de trabalho em outro país e aqueles que não cumpriram. Como resultado concluiu-se – para a amostra pesquisada – que a cultura do país anfitrião não foi declarada pelo entrevistado voluntário ou organizacional como o principal fator que tenha exercido influência sobre o não cumprimento do seu contrato de trabalho; foram apontados apenas fatores de ordem pessoal ou relacionados à família do expatriado que ficou no Brasil. No entanto, foi possível depreender, a partir de outras informações, que o idioma pode ter sido o aspecto cultural do país anfitrião que tenha prejudicado a adaptação do expatriado voluntário e o cumprimento de seu contrato.
Resumo (EN)
With the e end of trade barriers, organizations tend to expand their business, adopting strategies in order to expand into the international environment. Many companies may have plants in various parts of the world simultaneously, in this way seeking to be competitive and innovative. A company may decide to send his own employee to another country in the process known in the literature as organizational expatriation. But there are multiple records in the literature about organizational expatriates that have not adapted to a new country, generating additional costs for businesses and hindering the internationalization of companies. On the other hand, there are studies that highlight the opportunity of using expatriate volunteers in the internationalization expansion. This research aims to add knowledge to expatriation, to seek to identify whether the culture of the host country influences the performance of the Brazilian expatriate and of the organizational volunteer in organizations based in other countries. The research was conducted via survey, using Brazilian expatriates who fulfilled their work contracts in other countries and those who have not fulfilled them. As a result, it was concluded - in the sample investigated – that the culture of the host country was not declared by the interviewee or organizational volunteer as the main factor that has exercised influence over the breach of the contract by the employee; the main reason indicated was related to personal factors or family left in Brazil. It was possible to be seen, however, that the language barrier may have been the most important cultural aspect of the host country that has hindered the adaptation of expatriate volunteer and the fulfillment of his contract
Tipo
Palavras-chave
Internacionalização, Expatriação, Cultura, Expatriado Organizacional, Expatriado Voluntário
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências Estratégicas Derivadas de Influências Ambientais e Capacidades Próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto