Formulação de estratégia competitiva e sua Influência na avaliação do valor de mercado das ações
Anexos
Informações
Título
Formulação de estratégia competitiva e sua Influência na avaliação do valor de mercado das ações
Autor(es)
Helber Lima Menon
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
26/06/2013
Resumo
A administração, por meio de modelos e ferramentas de gestão, vem evoluindo influenciada pelos ambientes externo e interno. A adoção de determinada estratégia está condicionada pela competição que o setor ou a empresa está exposta. Esta pesquisa buscou estudar o setor de construção civil, que é competitivo e que vem sofrendo importantes mudanças: i) macroeconômicas como a redução da inflação, redução da taxa básica de juros, aumento da renda da população ou mesmo aumento das linhas de crédito disponíveis para este fim e ii) microeconômicas: crescimento das empresas do setor, consolidação e ganhos de escala, melhoria de tecnologia do processo construtivo, abertura de capital dessas empresas que as capitalizou e permitiu atender à demanda. Para tanto, lançar mão de modelos de formulação de estratégias, sejam elas de negócio ou operacionais, tornou-se imperativo para as organizações. Ao mesmo tempo, a obtenção de recursos para financiamento às atividades empresariais por meio da abertura de capitais, que já é alternativa comum em mercados maduros, passa a ser fonte efetiva de recursos também no Brasil. Isto posto, a gestão das empresas de capital aberto nacional passa a seguir a tendência desses mercados maduros no que tange à gestão focada na geração de valor ao acionista. Esta pesquisa objetivou estudar como o aumento da competitividade de uma empresa do setor de construção civil, conseguido por meio do processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo Modelo de Campos e Armas da Competição, influencia a avaliação dos analistas do mercado de capitais que se traduz no comportamento futuro do valor de suas ações. Para a realização do estudo duas etapas foram necessárias: a primeira consistiu no estudo de caso de uma empresa de capital aberto do setor de edificações para a formulação da estratégia competitiva de negócio e estratégias competitivas operacionais, representando a variável independente da pesquisa; a segunda etapa classificou-se como um experimento ao levar tais estratégias aos analistas do mercado de capitais no sentido de identificar influência no valor das ações da empresa, constituindo-se a variável dependente. A hipótese de que o valor de mercado das empresas que possuem estratégias formuladas por meio de um processo formal é maior que as empresas que não as possuem foi confirmada com a pesquisa, embora não seja um experimento que permita a generalização, pois a amostra não é representativa e evidencia limitação ao estudo.
Resumo (EN)
The administration, through templates and management tools, has evolved influenced by external and internal environments. The adoption of a particular strategy is conditioned by the competition that the industry or the company is exposed. This research studied the construction industry, which is competitive and has undergone significant changes: i) macroeconomic such as reducing inflation, reducing the interest rate, increasing income levels or even increase credit lines available for this purpose and ii) microeconomic: growth of companies, consolidation and economies of scale, improved technology of the construction process, these companies IPO that allowed capitalized and meet demand. Therefore, resorting to models of strategy formulation, whether business or operational, it has become imperative for organizations. At the same time, obtaining resources to finance the business activities by opening the capital, which is already common alternative in mature markets, becomes effective source of funds also in Brazil. That said, the management of publicly traded companies going to follow the national trend of these markets mature with respect to management focused on generating shareholder value. This research aims to study how to increase the competitiveness of an enterprise of construction industry, achieved through the process of formulating competitive strategy prescribed by the Model Weapons and Field Competition, influence the evaluation of capital market analysts who translates into the future behavior of the value of their shares. For the study two steps were necessary: the first is the case study of a public company's buildings sector for formulating competitive strategy competitive strategies and business operations, representing the independent variable of the study, the second step ranks as an experiment to bring these strategies to capital market analysts to identify influence the value of its shares, constituting the dependent variable. The hypothesis that the market value of the companies that have formulated strategies through a formal process is greater than companies that have not been confirmed with the research, although it is not an experiment that allows generalization, since the sample is not representative and limiting the study shows.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia, Teoria da Competitividade, Valor de Mercado
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências Estratégicas Derivadas de Influências Ambientais e Capacidades Próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto