Feira de Flores da CEAGESP: Análise da evolução e de sua configuração de negócios segundo a perspectiva de redes
Anexos
Informações
Título
Feira de Flores da CEAGESP: Análise da evolução e de sua configuração de negócios segundo a perspectiva de redes
Autor(es)
Rosangela Maria Lollo
Orientador(es)
Celso Augusto Rimoli
Data de Defesa
27/06/2014
Resumo
O trabalho objetivou descrever, segundo a abordagem de redes, a configuração de negócios da Feira de Flores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Atributos como longevidade, poder de atração de clientes e periodicidade de funcionamento em espaço alugado motivaram o estudo de sua caracterização. A metodologia adotada foi o de estudo de caso único, em virtude do interesse analítico na configuração de negócios da feira como um todo. A coleta de dados foi realizada junto aos pequenos empresários que a compõem, em conjunto com sindicatos e órgãos governamentais que regulam o negócio, por meio de entrevistas em profundidade, acompanhamento de reuniões e exame de dados secundários. Os resultados indicaram que a Feira de Flores apresenta mais características de um cluster do que de uma rede, devido à presença mais intensa de fundamentos de competitividade relativos ao primeiro tipo de configuração de negócios.
Resumo (EN)
This study aimed at describing a Brazilian fair trade of flowers named Feira de Flores da CEAGESP, using the network approach. Attributes such as longevity, customer power attraction and periodic working time at a rented space composed the motives for carrying out the study. The research was conducted as a single case study, because the analytical interest was directed to the fair trade as a whole. Data collection was carried out by interviewing and accompanying meetings of the industry small business owners that compose the fair trade. Unions and industry regulatory agencies were also interviewed. In complementation secondary data were also examined. The results indicated that the fair trade of flowers can be characterized more as a business cluster than as a business network, due to the greater presence of competitive foundations of the former business configuration.
Tipo
Palavras-chave
Redes de Negócios, Clusters, Configuração de Negócios
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de Negócios: Novos Conceitos para Novas Formas de Administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto