Figurações Paródicas Brasileiras nas Chanchadas: Objetos de Cena no Cinema nos Filmes Matar ou Morrer e Matar ou Correr
Anexos
Informações
Título
Figurações Paródicas Brasileiras nas Chanchadas: Objetos de Cena no Cinema nos Filmes Matar ou Morrer e Matar ou Correr
Autor(es)
Roberto Carlos Cavalcanti da Conceição
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
10/06/2019
Resumo (EN)
The present dissertation proposes to compare the classic American western Kill or Die (High Noon, USA, 1952) and the chanchades parody Kill or Run (Brazil, 1954), with the main objective of understanding the resulting expressive reconfigurations and appropriations of art direction. Based on the critical analysis on adaptation and parody (Hutcheon and Propp) and with a view to illuminating aspects related to the poetics of creation of the slaps, the empirical analysis that presents the nuances and techniques employed in the two films discusses scenarios and costumes used, from the understanding of the historical context of cinema in Brazil and the United States as well as its relations with the western genre. As a result of this investigation, we demonstrate the manifestation of the slap as a parody, from the interpretation of a work belonging to a foreign culture, presenting a comparative study of frames, which demonstrate how the objects of scene and costumes were responsible for this reconfiguration. The present work was carried out with the support of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel – Brazil (CAPES) – Financing Code 001.
Resumo
A presente dissertação se propõe a fazer a comparação entre o clássico western estadunidense Matar ou morrer (High noon, EUA, 1952) e a paródia chanchadesca Matar ou correr (Brasil, 1954), com o objetivo principal de compreender as reconfigurações e apropriações expressivas visuais decorrentes da direção de arte. Com base na análise crítica sobre adaptação e paródia (Hutcheon e Propp) e com vistas a iluminar aspectos referentes à poética de criação das chanchadas, a análise empírica que apresenta as nuances e técnicas empregadas nos dois filmes discute cenários e figurinos utilizados, a partir do entendimento do contexto histórico do cinema no Brasil e nos Estados Unidos, bem como suas relações com o gênero western. Como resultado desta investigação demonstramos a manifestação da chanchada como paródia, a partir da interpretação de uma obra pertencente a uma cultura estrangeira. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de
Financiamento 001.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
cinema, paródia, chanchada, cenário, figurino
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, Comunicação e Cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto