Capital Social e Orientação Empreendedora: a influência para o desenvolvimento de empreendimentos religiosos tradicionais e neopentecostais
Anexos
Informações
Título
Capital Social e Orientação Empreendedora: a influência para o desenvolvimento de empreendimentos religiosos tradicionais e neopentecostais
Autor(es)
Luciana Ribeiro Caldara Estece
Orientador(es)
Victor Silva Corrêa
Data de Defesa
02/10/2019
Resumo
Nas últimas décadas, houve significativa transformação da composição religiosa brasileira. Insere-se nesse contexto a essência de dois movimentos fundamentais: a queda da população católica e o simultâneo crescimento das comunidades evangélicas. Dados estatísticos do último censo ocorrido em 2010 demostram que entre os anos de 2000 e 2010 a representatividade da comunidade católica brasileira caiu de 73,9% para 64,9%, enquanto a comunidade evangélica cresceu de 15,4% para 22,1%. Nesse crescimento vertiginoso da comunidade evangélica, as igrejas tradicionais cresceram 10,7% e as pentecostais 79,7%. Ganha destaque o crescimento das igrejas neopentecostais independentes cujo número de fiéis sobe de 3.468.451 para 14.688.750. Derivou-se desse crescimento um contexto religioso caracterizado pela crescente competição entre as igrejas. Muitas delas passaram a adotar estratégias de diferenciação a fim de se destacarem umas das outras. Isto é, agentes religiosos, para sobreviver e se destacar, passaram a competir entre si, adotando uma postura ativa e mobilizadora, típica de empreendedores. Esta pesquisa insere-se na essência desse contexto. Procurou investigar fatores relacionais e comportamentais que influenciam a busca pelo desenvolvimento das igrejas evangélicas tradicionais e neopentecostais no Brasil. Faz isso por meio da análise comparativa entre as características empreendedoras dos pastores e os recursos imersos nas redes dessas igrejas. Ao fazer isso, projetar-se-á luz sobre aspectos que influenciam o desenvolvimento do empreendedorismo religioso, altamente emergente no Brasil. A literatura sobre Orientação Empreendedora (OE) associada à literatura sobre o Capital Social (CS) foram empregadas para sustentar a reflexão. Utilizou-se a estratégia de pesquisa qualitativa de natureza descritiva, com emprego do método de estudos de casos múltiplos. A coleta de evidências foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade, análise documental e observação não participante, triangulando-as. Com isto, foi possível demonstrar aos estudiosos da Administração a escala do fenômeno observado e a importância e pertinência do tema para novos estudos.
Resumo (EN)
In recent decades there has been a significant transformation of the Brazilian religious composition. In this context lies the essence of two fundamental movements: the fall of the Catholic population and the simultaneous growth of the evangelical communities. Statistical data from the last census in 2010 show that between 2000 and 2010 the representation of the Brazilian Catholic community fell from 73.9% to 64.9%, while the evangelical community grew from 15.4% to 22.1%. In this dizzying growth of the evangelical community, the traditional churches grew by 10.7% and the Pentecostal ones by 79.7%. The growth of the independent neo-Pentecostal churches stands out, rising from 3,468,451 to 14,688,750 the number of the faithful. From this growth came a religious context characterized by increasing competition among the churches. Many of them began to adopt differentiation strategies in order to stand out from each other. That is, religious agents, to survive and stand out, began to compete among themselves, adopting an active and mobilizing posture, typical of entrepreneurs. This research fits into the essence of this context. It sought to investigate relational and behavioral factors that influence the search for the development of traditional and neopentecostal evangelical churches in Brazil. It does this by comparing the entrepreneurial characteristics of pastors with the resources immersed in the networks of these churches. In so doing, light will be shed on aspects that influence the development of highly emerging religious entrepreneurship in Brazil. The Entrepreneurial Orientation (SO) literatures associated with the Social Capital (SC) literatures were used to support the reflection. The qualitative research strategy of descriptive nature was used, using the method of multiple case studies. Evidence was collected through in-depth semi-structured interviews, document analysis and non-participant observation, triangulating them. Thus, it was possible to demonstrate to management scholars the scale of the observed phenomenon and the importance and relevance of the theme for further studies.
Tipo
Palavras-chave
Redes Sociais, Orientação Empreendedora, Empreendedorismo Religioso, Capital Social, Igrejas Evangélicas
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais nas Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto