Influência das competências organizacionais e dos vínculos interorganizacionais na competitividade de empresas que operam na rede de negócios de vitivinicultura
Anexos
Informações
Título
Influência das competências organizacionais e dos vínculos interorganizacionais na competitividade de empresas que operam na rede de negócios de vitivinicultura
Autor(es)
Rubens Gomes Gonçalves
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
22/12/2016
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de verificar se as competências das empresas que atuam numa rede de negócio e os vínculos que estabelecem com os clientes e demais componentes da rede de negócio ampliam a competitividade das mesmas, no caso particular de um cluster vitivinicultor localizado no município de São Roque - São Paulo. Para isso foram identificadas as empresas componentes do cluster e analisados dados das mesmas por meio da aplicação de questionários e entrevistas com proprietários e gerentes. E, seguindo os preceitos do CAC - Redes (Campos e Armas da Competição - Redes), confirmar ou não a hipótese de que para a empresa ser competitiva, não há condição mais relevante do que ter alto desempenho apenas naquelas poucas armas e apenas naqueles poucos vínculos que lhe dão vantagem competitiva nos campos da competição escolhidos para cada par produto/mercado. Quanto à abordagem, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo qualiquantitativo. E no que se refere aos objetivos, é exploratória. O procedimento de pesquisa do tipo survey foi adotado, pois, utiliza-se de questionários como instrumento para obter dados e informações sobre características e opiniões de um determinado grupo de pessoas indicado como representante de uma população-alvo. Com base nos dados pretendeu-se mostrar que a combinação de utilização das armas da competição e da cooperação adequadas, suas intensidades e alinhamentos aos respectivos campos da competição corretamente escolhidos e os vínculos fortes dentro da rede, propiciam e ampliam a competitividade das empresas pertencentes ao cluster no mercado.
Resumo (EN)
This research aims to verify whether the powers of the companies that operate a network business and the links established with customers and other components of the business network expand their competitiveness in the particular case of a winegrower cluster located in the municipality of São Roque - São Paulo. For this were identified cluster components companies and analyzed data from the same through the application of questionnaires and interviews with owners and managers. And following the precepts of the CAC (Fields and Weapons of Competition) - Networks confirm or not the hypothesis that for the company to be competitive, there is no more important condition than having high performance only in those few weapons and only those few links that give you a competitive advantage in the chosen competition fields for each pair product / market. As for the approach, this research will be characterized as a quantitative and qualitative study. And with regard to objectives, will be exploratory. The research procedure of the survey type is adopted, therefore, is used questionnaires as a tool to obtain data and information on characteristics and opinions of a group of persons appointed as a representative of the target population. The analysis of the data observed in the research made it possible to show that the combination of the use the weapons of the appropriate competition and cooperation, their intensities and alignments to the respective fields of the competition correctly chosen and the strong links within the network, propitiate and increase the competitiveness of the companies belonging to the cluster in the market.
Tipo
Palavras-chave
Cluster da Vitivinicultura, Competitividade, Vínculos do Cluster, Alto Desempenho
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto