Redes de relacionamento no mercado de bens simbólicos da educação
Anexos
Informações
Título
Redes de relacionamento no mercado de bens simbólicos da educação
Autor(es)
Ivonaldo Vicente da Silva
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
15/12/2016
Resumo
As organizações do mercado de bens simbólicos têm evoluído consideravelmente nas últimas décadas, seja no segmento da educação, entretenimento, esporte, turismo ou religioso. Essas organizações, com objetivo de alcançar resultados positivos e satisfatórios em suas atividades econômicas, buscam formas diferenciadas de atuar no mercado; um exemplo disso está na forma como se relacionam com seus stakeholders, criando, por meio de suas interações, o que pode ser chamado de rede de relacionamento. A forma como cada organização atua na sua rede de relacionamento pode ser crucial para a manutenção de suas atividades econômicas, pois as negociações com base nas questões éticas, de compromisso moral e criação de valor, podem ser diferenciais motivadores para que os stakeholders permaneçam atuando na rede. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi investigar e analisar uma rede de relacionamento do mercado de bens simbólicos da educação tendo como objeto de pesquisa um grupo educacional situado na zona leste da cidade de São Paulo. O problema da pesquisa está em identificar quais tipos de contribuições e influências os stakeholders, na rede de relacionamento de uma organização de mercado de bens simbólicos da educação, exercem em relação aos atributos que possuem, com base no Modelo de Saliência proposto por Mitchell, Agle e Wood (1997). Por meio de pesquisa descritiva, foi empregada, como instrumento para a coleta de dados, a entrevista semiestruturada amparada por roteiros (questioná-rios), bem como a técnica de observação não participante. Para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica da análise de conteúdo que permitiu extrair categorias que forneceram condições essenciais para analisar o problema e os objetivos da pesquisa. Os resultados da pesquisa indicaram que há uma rede de relacionamento estabelecida, com base nos princípios de cooperação, confiança e compromisso e que os stakeholders envolvidos nessa rede procuram cooperar para o alcance do objetivo final da instituição de ensino. Como contribuição desta pesquisa, pode-se observar que uma rede de relacionamento que tenha as ações ou atividades dos seus envolvidos, direcionadas para o bem coletivo e resultado final, tende a ter suas relações fortalecidas pela política do ganha - ganha, observando os princípios de equidade e compromisso moral.
Resumo (EN)
Symbolic goods market organizations have evolved considerably in recent decades, whether in the education, entertainment, sport, tourism, or religious segment. These organizations with the objective of achieving positive and satisfactory results in their economic activities seek different ways of acting in the market. An example of this is in how they relate to their stakeholders, creating, through their interactions, what can be called relationship re-relationships. The way each organization operates in its relationship network can be crucial for the maintenance of its economic activities, since negotiations based on ethical issues, moral commitment and value creation can be a key motivator for the stakeholders to remain Acting on the network. In this sense, the objective of this study was to investigate and analyze a network of relationship of the symbolic goods market of education with the object of research an educational group located in the eastern zone of the city of São Paulo. The research problem is to identify which types of contributions and influences the stakeholders, in the network of relationship of a symbolic goods market organization of the education, exert in relation to the attributes that they have, based on Salience Model by Mitchell, Agle and Wood (1997). Through a descriptive research, a semistructured interview supported by scripts (questionnaires), as well as the non-participant observation technique, were used as an instrument for data collection. For the interpretation of the data was used the technique of content analysis that allowed the extraction of categories that provided essential conditions to analyze the problem and the objectives of the research. The results of the research indicated that there is an established relationship network based on the principles of cooperation, trust and commitment and that the stakeholders involved in this network seek to cooperate in reaching the ultimate goal of the educational institution. As a contribution of this research, it can be observed that a network of relationships that has the actions or activities of its stakeholders, directed towards the collective good and final result tends to have their relations strengthened by the win-win policy, observing the Principles of equity and moral commitment.
Tipo
Palavras-chave
Stakeholder, Redes de Relacionamento, Bens Simbólicos, Modelo de Saliência
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto