Internet: um espaço de mediação estratégica no comércio de eletroeletrônicos nas redes varejistas do cluster da Rua Santa Ifigênia
Anexos
Informações
Título
Internet: um espaço de mediação estratégica no comércio de eletroeletrônicos nas redes varejistas do cluster da Rua Santa Ifigênia
Autor(es)
João Galdino da Silva Neto
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
19/05/2016
Resumo
Nas últimas décadas, o mundo vive numa época de consolidação de tendências importantes, como o advento da sociedade em redes e o aumento crescente do uso da internet em muitos campos. Na área econômico-empresarial, os efeitos dessas tendências se refletem na busca de novas ferramentas estratégicas para competir com empresas que atuam em grupos, seja em redes, ou em clusters. Nesse contexto, a presente pesquisa analisa a influência do comércio eletrônico (internet) nas operações comerciais dessas empresas, bem como o modo que elas se organizam para fazê-lo. O objeto dessa análise são empresas do ramo de eletroeletrônicos localizadas na Rua Santa Ifigênia (São Paulo) e, para tanto, foram consultados consumidores da cidade de São Paulo sobre a preferência de onde comprar seus produtos eletroeletrônicos. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, o instrumento de coleta de dados com o emprego da técnica de entrevista e aplicação de questionário com questões fechadas, objetivou-se verificar a influência dos novos canais de compras e vendas, disponíveis na Internet, no cluster da Rua Santa Ifigênia. Para facilitar a disposição dos resultados foram elaborados quadros estatísticos e comparativos de análise de tendências, concentrações e dispersão de opiniões de maneira a contribuir na interpretação do fenômeno da internet. Os resultados da pesquisa indicam que não está acontecendo uma desaceleração do comércio tradicional (lojas de rua) no cluster da Rua Santa Ifigênia, ou nem mesmo uma redução comercial em virtude do comércio eletrônico, mas sim uma evolução no processo de compra, tendo na internet mais uma ferramenta de comércio e parceira no faturamento das lojas. Nos depoimentos dos Lojistas/Empresários, é unânime a opinião do valor da internet em seus negócios, atuando como ferramenta de desenvolvimento dos produtos e do próprio negócio (empresa).
Resumo (EN)
The world is passing through a time of important trends consolidation such as the advent of the network society and the increasing usage of the internet in several fields. In regards to the economic-business area, the effects of these trends are reflected in the search for new strategies tools to compete with companies that operate in groups, in networks or clusters. In this context, this project aims to analyze the influence of e-commerce (internet) in these companies’ business operations as well as the way they organize themselves to consolidate their businesses. The object of this analysis are electronics branch companies located in Santa Ifigênia Street (Sao Paulo), and to achieve that, consumers will be asked to respond a survey in São Paulo about their shopping preferences for electronic products. By the use of exploratory research of qualitative nature, the data collection instrument with the use of interview techniques and questionnaire with closed questions, the purpose of this essay is to verify the influence of new shopping purchase and sales channels available on the internet, at Santa Ifigenia cluster. To make the provision of the results easier, statistical and comparative tables of trend analysis were developed, concentration and dispersion of views in order to contribute to the interpretation of the internet phenomenon. The survey results indicate no slowdown in traditional trade (street stores), nor the cluster of Rua Santa Ifigenia nor even a commercial reduction is happening due to the e-commerce, but an evolution in the purchasing process as the internet is now a new trade tool as well as a partner in stores sales revenue. According to the merchants/businessmen’s opinion the internet value in their businesses is unanimous, acting as a development tool for the products and their own businesses (company).
Tipo
Palavras-chave
Comércio eletrônico, Cluster, Internet, Estratégia, Redes varejistas
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto