Estratégia de internacionalização: estudo multicaso no segmento “atacarejo”
Anexos
Informações
Título
Estratégia de internacionalização: estudo multicaso no segmento "atacarejo"
Autor(es)
Danilo Augusto de Souza Machado
Orientador(es)
Marcio Cardoso Machado
Data de Defesa
27/04/2016
Resumo
A internacionalização de empresas é temática privilegiada por vários estudiosos e especialistas que desenvolveram teorias para conhecer, sob ópticas distintas, a motivação para a internacionalização. Foi desenvolvido um estudo multicaso, tendo como base a análise de quatro empresas que atuam e concorrem no segmento de atacarejo. A investigação teve como objetivo identificar se essas empresas obtêm vantagem competitiva ao se internacionalizar utilizando a logística de distribuição. As empresas escolhidas foram as seguintes: A e B, todas concorrentes brasileiras do segmento atacarejo, com sede em Angola e no Brasil. Como objetivo específico, conhecer e analisar os indicadores de desempenho logísticos de distribuição. O período do estudo abrangeu os anos de 2010 a 2015, pois foi quando se iniciaram em Angola as operações da empresa mais recentemente internacionalizada para esse país. Sendo Angola um mercado emergente e em grande expansão, busca-se informar empresas que possam futuramente vir a serem novos ingressantes nesse país no ramo atacarejo, e que poderão utilizar as informações e os indicadores logísticos como guia e critério para a criação de suas estratégias. A estratégia de pesquisa foi bibliográfica (a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses); documental (dados secundários retirados de pesquisas efetuadas por organizações de pesquisa) e estudos de caso conduzidos a partir de informações disponibilizadas pelas empresas em seus sites, relatórios internos e levantamento (dados primários obtidos nas entrevistas).
Resumo (EN)
The internationalization of companies is privileged theme by various scholars and specialists who developed theories to meet under different points of view, the motivation for internationalization. A multi-case study, based on the analysis of four companies operating and competing in atacarejo segment will be developed. The research aims to identify if these companies get competitive advantage by using internationalize the distribution logistics. The chosen companies were as follows: A, B, all Brazilian competitors in the segment atacarejo, based in Angola and Brazil. The research has the specific objective to know and analyze the logistics distribution performance indicators. The study period will cover the years 2010-2015 , as it was when it started in Angola the company's operations more recently internationalized for this country. Being Angola an emerging market and major expansion, we seek to inform companies that may eventually become new entrants in that country, in atacarejo branch and may use the information and logistical indicators as a guide and standard for the creation of their strategies. The research strategy will be literature (from books, scientific articles, dissertations and theses), documentary (secondary data from research carried out by research organizations) and case studies conducted from information provided by the companies on their websites, reports internal and survey (primary data obtained through interviews)
Tipo
Palavras-chave
Internacionalização, Estratégia RBV, Desempenho Logístico, Atacarejo, Angola
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Gestão em Redes de Negócio
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto