PROPOSIÇÃO DE FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO DE ROTAS DE EXPORTAÇÃO: Emergia, emissões de CO2, custos e tempo de viagem
Anexos
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TC_FRANCISCO BAYARDO MAYORQUIM HORTA BARBOSA
Informações
Título
PROPOSIÇÃO DE FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO DE ROTAS DE EXPORTAÇÃO: Emergia, emissões de CO2, custos e tempo de viagem
Título (EN)
Framework para tomada de decisão; Rotas logísticas de exportação; Emergia; Emissões de CO2
Autor(es)
Francisco Bayardo Mayorquim Horta Barbosa
Orientador(es)
Cecília Maria Villas Bôas de Almeida
Data de Defesa
25/06/2025
Resumo (EN)
This dissertation presents a novel framework for evaluating export logistics routes by integrating environmental, economic, and operational dimensions. This framework incorporates traditional indicators such as costs and travel time alongside environmental metrics, including CO2 emissions and emergy—the total energy input for generating outputs—offering a comprehensive assessment of transportation networks. Motivated by the pressing need to address sustainability challenges in transportation, particularly given the traditional reliance on fossil fuels and their contribution to CO2 emissions, this research aligns with global sustainable development goals, notably those outlined in the United Nations Agenda 2030. The study underscores that while economic factors remain pivotal in decision-making, the increasing importance of environmental and social indicators is essential for achieving long-term sustainability. To illustrate the framework's applicability, the evaluation focuses on three export routes primarily used for transporting beef from Mato Grosso do Sul, Brazil, to markets in China, assessing them on criteria such as emergy, construction and operational costs, CO2 emissions, and travel time. This analysis reveals the trade-offs between environmental performance and operational efficiency, thereby generating insights valuable for policymakers and logistics managers. Employing a multi-criteria decision-making model to integrate outputs from various indicators, the framework highlights that while some routes may excel in environmental performance, they may be less economically or operationally efficient, necessitating balanced decision-making strategies. Scenario simulations further indicate that distributing cargo across multiple routes can enhance overall sustainability, advocating for diversified export strategies over prioritizing a single route. The framework thus represents a significant contribution to export logistics evaluation, promoting informed, balanced decision-making that addresses contemporary sustainability challenges.
Resumo
Essa tese apresenta um novo framework para avaliar rotas logísticas de exportação, que integram dimensões ambientais, econômicas e operacionais. Este framework combina indicadores tradicionais, como custos e tempo de viagem, com métricas ambientais que incluem emissões de CO2 e emergia - medida que quantifica a energia total investida no sistema – o que oferece uma avaliação abrangente das redes de transporte. Motivado pela necessidade de enfrentar os desafios de sustentabilidade no transporte, especialmente considerando a dependência histórica aos combustíveis fósseis e sua contribuição significativa para as emissões de CO2, este estudo alinha-se aos objetivos globais de desenvolvimento sustentável, incluindo os estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. A pesquisa ressalta que, embora fatores econômicos continuem a influenciar as decisões, a importância crescente dos indicadores ambientais e sociais é essencial para garantir a sustentabilidade a longo prazo. Para ilustrar a aplicabilidade do framework proposto, a avaliação foca em três rotas de exportação utilizadas predominantemente para o transporte de carne bovina do Mato Grosso do Sul, Brasil, até mercados da China. Ela examina as rotas com base em critérios, como emergia, custos de construção e operação, emissões de CO2 e tempo de viagem. Esta análise revela os trade-offs entre desempenho ambiental e eficiência operacional; gera insights valiosos para formuladores de políticas e gerentes de logística. Utilizando um modelo de tomada de decisão multicritério, o framework integra os resultados de diversos indicadores; destaca que, apesar de uma rota poder se destacar em métricas ambientais, ela pode ser menos eficiente do ponto de vista econômico ou operacional, o que evidencia a necessidade de decisões equilibradas. Simulações de diferentes cenários logísticos indicam que a redistribuição equilibrada da carga entre as três rotas pode aprimorar ainda mais a sustentabilidade geral. Isto defende estratégias de exportação diversificadas, em vez de concentrar todas as exportações em uma única rota. Portanto, o framework proposto representa uma contribuição significativa para a avaliação da logística de exportação, pois promove decisões informadas e equilibradas que enfrentam os desafios contemporâneos de sustentabilidade.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Framework para tomada de decisão; Rotas logísticas de exportação; Emergia; Emissões de CO2
Área de Concentração
Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa
Avanços em Produção Mais Limpa e Economia Circular
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Avanços em Produção Mais Limpa e Economia Circular
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Direito de Acesso
Acesso Aberto