Saúde mental e/ou a falta dela: impactos na coordenação pedagógica
Documento
Informações
Título
Saúde mental e/ou a falta dela: impactos na coordenação pedagógica
Título (EN)
Mental health and/or lack of it: impacts on pedagogical coordinatio
Autor(es)
Carla da Conceição de Souza
Orientador(es)
Profa. Dra. Caroline Francisca Eltink
Data de Defesa
23/06/2025
Resumo
Muito se tem dito a respeito de saúde mental e/ou da falta dela no âmbito escolar, mas ainda são poucos os trabalhos que investigam o tema saúde mental de coordenadores pedagógicos da Educação Básica. Esta pesquisa teve por objetivo investigar quais fatores influenciam positiva e negativamente no processo da saúde mental do coordenador pedagógico no contexto educacional, do ponto de vista de coordenadores de escolas. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório, que contou com a participação de quatro coordenadores pedagógicos de escolas públicas do interior paulista. Os instrumentos de coleta utilizados foram um roteiro de entrevista semiestruturado e um Inventário de Percepção de Estresse e Estressores de Benzoni (IPEEB). Foram construídas quatro categorias de análise: 1 – Fatores que influenciam a saúde mental; 2 – Fonte dos Saberes; 3 – Habilidades e competências necessárias ao cargo de coordenador; 4 – Estratégias utilizadas pelos coordenadores para cuidar da saúde mental. Os resultados da pesquisa evidenciam a predominância feminina nos cargos de gestão educacional. Os coordenadores, para exercer seu trabalho, apoiam-se em três tipos de saberes: os pessoais, os provenientes da formação inicial e contínua e os da experiência profissional. Nas entrevistas, emergiram como aspectos que impactam negativamente a saúde mental dos coordenadores pedagógicos a sobrecarga de trabalho, a exigência de múltiplas funções, a ausência de suporte institucional e a cobrança por bons resultados. Complementarmente, a análise do IPEEB permitiu identificar que dois dos quatro coordenadores apresentam maiores índices de percepção de estresse nos domínios “estressores do ambiente de trabalho”, “estressores relativos à carga de trabalho”, “estressores das condições de saúde”, e “estressores dos relacionamentos sociais”. Apesar disso, nenhum participante apresentou índices muito acima da média populacional dos estudos desenvolvidos por Benzoni. Por outro lado, configuraram-se como recursos para o enfrentamento dos desafios cotidianos e dos estressores percebidos a adoção de estratégias de autocuidado, a formação continuada e as redes de apoio entre os pares. Os participantes relatam que gostariam que fossem implantados programas específicos voltados para a promoção de sua saúde mental e criados espaços formais de troca de experiências entre pares, que houvesse maior valorização do papel do coordenador pedagógico e implementação de medidas que garantam melhores condições de trabalho e salário. Em conclusão, o cuidado com a saúde mental dos coordenadores pedagógicos requer espaços de diálogo entre pares, melhorias nas condições de trabalho, investimentos em formação e valorização profissional. Os resultados deste estudo possibilitaram a elaboração do Guia para Profissionais da educação: cuidando da saúde mental em tempos de NR1, cujo objetivo é orientar e estimular reflexões para a construção de um ambiente escolar capaz de promover bem-estar a todos os profissionais da educação, incluindo diretores e coordenadores, além de contribuir com o cumprimento de alguns aspectos da NR-1, atualizada em 2024, com a inclusão da gestão de riscos psicossociais e a atenção às condições de trabalho na prevenção de agravos da saúde mental dos trabalhadores.
Resumo (EN)
Much has been said about mental health and/or the lack of them in schools, but there are still few studies that investigate the topic of mental health of pedagogical coordinators in Basic Education. This research aimed to investigate which factors positively and negatively influence the promotion of mental health of pedagogical coordinators in the educational context, from the point of view of school coordinators. This one is about a qualitative exploratory study, which included the participation of four pedagogical coordinators from public schools in the countryside of São Paulo. The collection instruments used were a semi-structured interview script and the Benzoni Inventory of Perception of Stress and Stressors (IPEEB). Four categories of analysis were constructed: 1 – Factors that influence mental health; 2 – Source of Knowledge; 3 – Skills and competencies necessary for the position of a coordinator; and 4 – Strategies used by coordinators to take care of mental health. The results of the research show the predominance of women in educational management positions. In order to carry out their work, coordinators rely on three types of knowledge: personal knowledge, knowledge from initial and ongoing training, and knowledge from professional experience. In the interviews, aspects that negatively impact the mental health of pedagogical coordinators emerged as being work overload, the requirement to perform multiple functions, the lack of institutional support, and the pressure to achieve good results. In addition, the IPEEB analysis identified that two of the four coordinators had higher levels of sense of stress in the domains “work environment stressors,” “workload-related stressors,” “health condition stressors,” and “social relationship stressors.” Despite this, none of the participants had levels much higher than the population average in the studies developed by Benzoni. On the other hand, the adoption of self-care strategies, ongoing training, and peer support networks were considered resources for coping with daily challenges and perceived stressors. Participants reported that they would like to see specific programs implemented to promote their mental health, and formal spaces created for exchanging experiences among peers, greater appreciation of the role of the pedagogical coordinator, and implementation of measures to ensure better working conditions and salaries. In conclusion, caring about the mental health of pedagogical coordinators requires spaces for dialogue among peers, improvements in working conditions, investments in training, and professional development. The results of this study made it possible to develop the Guide for Education Professionals: taking care of mental health in times of NR1. The objective of this guide is to provide direction and promote insights for the construction of a school environment capable of promoting well-being for all education professionals, including principals and coordinators, in addition to contributing to compliance with some aspects of NR-1, updated in 2024, with the inclusion of psychosocial risk management and attention to working conditions in the prevention of mental health problems among workers.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Saúde mental; Educação básica; Psicologia educacional; Estresse psicológico; Coordenação pedagógica.
Publicado em
SOUZA, C. da C. Saúde mental e/ou a falta dela: impactos na coordenação pedagógica. 2025. Dissertação (Mestrado em Práticas Institucionais em Saúde Mental) - Universidade Paulista, São Paulo, 2025.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto