Concentrações Varejistas sob a Perspectiva de Redes: Razões e Condicionantes Associadas à Expansão eou à Vitalidade de Clusters Comerciais
Anexos
Informações
Título
Concentrações Varejistas sob a Perspectiva de Redes: Razões e Condicionantes Associadas à Expansão eou à Vitalidade de Clusters Comerciais
Autor(es)
Alfredo Dias da Motta Neto
Orientador(es)
Renato Telles
Data de Defesa
23/06/2016
Resumo
No varejo, a competição, em geral, pode ser entendida como relativamente acirrada e essa realidade tende a se agravar pelo crescimento da concorrência de grandes lojas, do comércio informal e da importação de produtos. Operar isolado nessa emergente configuração de mercado pode se constituir ou originar ameaças para o desenvolvimento do negócio. Concentrações comerciais de lojas ofertando produtos correlatos demonstram competitividade capaz de atuar nesse ambiente com vantagem. Os clusters varejistas de negócios, nesse sentido, têm suscitado interesse acadêmico crescente, com implicações teóricas, metodológicas e gerenciais associadas a sua capacidade competitiva. Este trabalho tem por objetivo contribuir para o avanço da compreensão sobre razões e condicionantes associadas à expansão e/ou vitalidade de concentrações varejistas. Para tanto, a metodologia utilizada pode ser classificada, quanto aos propósitos, como pesquisa exploratório-descritiva e, quanto à abordagem, como quantitativa e qualitativa. A amostra, dada a população de interesse como clusters varejistas, constitui-se na concentração comercial da região da Rua Santa Ifigênia, especializada em produtos eletrônicos, localizada na região central da cidade de São Paulo, onde foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas. Uma análise formal de redes foi conduzida no cluster citado. Foram realizadas 35 entrevistas com gerentes ou proprietários de lojas do cluster. Com o objetivo de se verificar sinais de governança, também foram feitas entrevistas com chefes da Câmara dos Dirigentes Lojistas da Região da Santa Ifigênia, nas quais foram aplicados questionários com perguntas abertas. Em conclusão, houve uma contribuição para a compreensão de razões e condicionantes relacionadas à expansão e vitalidade de concentrações varejistas, particularmente pela identificação de variáveis de operação que se correlacionam entre si, definindo a presença ou não de sinais, ou de referências de operação da rede.
Resumo (EN)
In retail, competition, in general, can be perceived as relatively stiff and this reality tends to worsen by the growth of competition from large stores, informal trade and commodity import. Operating isolated in this emerging market configuration may constitute or give rise to threats to business development.Commercial concentrations of stores offering related products demonstrate competitiveness able to operate in this environment with advantage. The business clusters retailers, in this sense, has sparked growing academic interest, with theoretical, methodological and managerial implications associated with their competitive capacity.This research aims to contribute to the advancement of understanding of the reasons and conditions associated with the expansion and / or vitality of retailers concentrations. Therefore, the methodology used can be classified, as to their purposes, such as exploratorydescriptive research, and, as to its approach, as quantitative and qualitative.The sample, given the population of interest as retailers clusters, constitutes in the commercial concentration of the Rua Santa Ifigenia area, skilled in electronic products, located in the central region of São Paulo city, where questionnaires were applied with open and closed questions. A formal network analysis was conducted from quoted cluster.They were conducted 35 interviews with managers or owners of cluster stores. In order to verify governance signs, they were also interviewed leaders of the Câmara dos Dirigentes Lojistas da Região da Santa Ifigênia, where questionnaires with open questions were applied.In conclusion, there was a contribution to the understanding of reasons and conditions related to growth and vitality of retailers concentrations particularly by the identification of operational variables, which correlate with each other, defining the presence or absence of signals, or network operation references.
Tipo
Palavras-chave
Redes, Clusters de negócios, Varejo, Concentrações, Competitividade
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Gestão em Redes de Negócios
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto