A influência da participação ativa na vantagem competitiva de empresas em rede de produção agrícola local: uma análise do agroturismo da região serrana do Estado do Espírito Santo
Anexos
Informações
Título
A influência da participação ativa na vantagem competitiva de empresas em rede de produção agrícola local: uma análise do agroturismo da região serrana do Estado do Espírito Santo
Autor(es)
Alejandro Lynn Pereira Ramirez
Orientador(es)
Cristina Espinheira Costa Pereira
Data de Defesa
01/12/2017
Resumo
Para que as empresas sejam inseridas e mantidas no mercado de maneira competitiva, são necessárias adaptações constantes em sua visão de negócio. A literatura mostra que a participação de uma empresa em uma rede de negócios pode oferecer vantagem competitiva para as empresas envolvidas. A presente investigação tem como objetivo determinar como a participação ativa de uma empresa em uma rede de produção agrícola local influencia sua vantagem competitiva. Foram comparadas empresas que participam ativamente da rede com empresas fora da rede, ainda que na mesma localização geográfica. A pesquisa teórico-empírica foi baseada nos conceitos de redes interorganizacionais e vantagem competitiva, aplicando metodologias qualitativas em um estudo de caso único. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante e documentos diversos. A análise seguiu as técnicas de combinação padrão e codificação teórica para formação de categorias e comparação entre empresas. Foi observado que as empresas que participam ativamente da rede de produção agrícola têm vantagem competitiva, quando comparadas às que não participam ativamente da rede. Essa vantagem competitiva foi observada pelo desempenho das vendas das empresas e pela percepção dos empresários dos negócios pesquisados. Este trabalho contribui com as teorias de redes e de clusters de negócios, pela óptica da relevância da participação ativa das empresas na rede como influenciador da sua vantagem competitiva. Também contribui, na prática, para orientar gestores de propriedades rurais como explorar melhor o potencial das redes presentes em suas regiões.
Resumo (EN)
In order for companies to be inserted and maintained in the market in a competitive manner, constant adaptations are required in your business vision. The literature shows that the participation of a company in a business network can offer a competitive advantage for the companies involved. The present research aims to determine how the active participation of a company in a local agricultural production network influences its competitive advantage. Companies that actively participate in the network with companies outside the network were compared, even though in the same geographical location. Theoretical-empirical research was based on the concepts of interorganizational networks and competitive advantage, applying qualitative methodologies in a single case study. For the collection of data were used semistructured interviews, non-participant observation and several documents. The analysis followed the standard combination techniques and theoretical encoding for the training of categories and comparison between companies. Was observed that the companies that participate actively in the agricultural production network have competitive advantage when compared to those that do not actively participate in the network. The competitive advantage was observed by the companies sales performance and by the perception of the entrepreneurs of the businesses surveyed. This research contributes with the theories of networks and of business clusters, by the perspective of the relevance of the active participation of the companies in the network while influencer of their competitive advantage. Also, it helps in practice to guide rural property managers to better exploit the potential of the networks present in their regions.
Tipo
Palavras-chave
Redes de Empresas, Vantagem competitiva, TRAF, Agroturismo
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto