Alinhamento Competitivo dos Atores Componentes de uma Rede de Turismo
Anexos
Informações
Título
Alinhamento Competitivo dos Atores Componentes de uma Rede de Turismo
Autor(es)
Angela Cabral Flecha
Orientador(es)
José Paulo Alves Fusco
Data de Defesa
16/04/2010
Resumo (EN)
Competition and the factors which contribute to a company’s success in a volatile global and economic environment depends on many different aspects. One of them pertains to the relationship established between companies, with the goal of attaining a uniform level of development with effective integration and coordination. A relationship between companies creates a network and a positive integration can be attained with the removal of obstacles so as to facilitate the flow of information, goods and services, as well as human and financial resources. The basic assumption in this paper is that transactions between economic agents should occur in an environment of equilibrium. Network cohesion and the convergence of the interests of its participants require the achievement of a balanced relationship and the establishment of governance principles. This study introduces the results of the mapping of existing tourism networks in the city of Ouro Preto, the best preserved baroque city in Brazil. It was mapped the flow of tourists between locations (restaurants, hotels, bars, churches, tourism attractions etc) and the impact of this movement on the constitution (of the sector’s competitive bases. The analysis is grounded on the theory of Business Networks and Supply Chain Management (SCM) literature, which is also reviewed in our paper. It was show that the significance of each agent is in function of the choices made by tourists, represented by the pathways they took during their stay. This movement can reinforce existing networks.
Resumo
Inúmeros fatores concorrem para a formação da competitividade, além do que são também diferentes as formas de se concorrer em um contexto volátil e globalizado. Quando se trata de relacionamentos entre empresas, para que se alcance um grau de desenvolvimento uniforme e efetivo de integração e coordenação, torna-se mandatório a eliminação de entraves internos à rede que se forma, de modo a facilitar o livre trânsito de informações, fluxo físico de bens e serviços, bem como de pessoas e recursos financeiros. Assim, o pressuposto básico é de que as transações entre atores aconteçam dentro de um equilíbrio de interesses em suas diversas dimensões. Alcançar um perfil adequado de equilíbrio dos relacionamentos e os princípios de governança tornam-se, então, vitais para manter a coesão da rede e o interesse de seus participantes em perseguir os mesmos objetivos com transparência e fluidez, no contexto de um dado negócio. A presente tese tem por objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre Redes de Empresas e Cadeias de Fornecimentos, considerando as dimensões de morfologia existentes, seus diversos graus de assimetria e difusão. O trabalho apresenta, também, os resultados de pesquisa desenvolvida na região turística de Ouro Preto, envolvendo comportamento dos turistas e consequente reflexo na formação das bases competitivas do setor. Ao final, é possível perceber o grau de significância dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e, deste modo, reforçar as redes existentes.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Redes de Empresas, Alianças, Clusters, Turismo, Indicadores, Competitividade
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de empresas e cadeias produtivas - Redepro
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto