As características da governança em redes de políticas públicas: exemplos dos municípios no interior de São Paulo
Anexos
Informações
Título
As características da governança em redes de políticas públicas: exemplos dos municípios no interior de São Paulo
Autor(es)
Anne Carolina Tonon Seneme Casarin
Orientador(es)
Ernesto Michelangelo Giglio
Data de Defesa
25/10/2017
Resumo
O trabalho analisa as características da governança em distintas redes de políticas públicas. Uma rede é configurada a partir de algumas categorias, tais como tipo de problema enfrentado, natureza dos objetivos definidos, estrutura de posições e assimetrias. A governança é um dos elementos constituintes das redes e é definida em duas grandes linhas: (a) como mecanismo de controle; (b) como mecanismo de coesão de grupo. A proposição orientadora é que, para distintas redes, correspondem manifestações diferentes de governança nas suas expressões de controle e coesão. O trabalho justifica-se, já que cada vez mais se aceita que a execução de políticas públicas depende de um arranjo local entre os atores, mesmo existindo uma governança formal preparada e exigida pelo governo central. Como fundamento teórico, utilizam-se as afirmativas da abordagem social de redes, da governança relacional e da policy networks. A revisão bibliográfica mostrou que existe uma diversidade de conceitos relacionados à governança, bem como sobre as características na sua manifestação. A pesquisa é descritiva, explicativa, qualitativa e de casos múltiplos, utilizando dois instrumentos de coleta: o roteiro para entrevista com perguntas abertas e o questionário com afirmativas numa escala de Likert. Como objeto de investigação, analisam-se as redes de políticas públicas dos municípios do interior de São Paulo. A pergunta da pesquisa é: “Quais relações se podem estabelecer entre características específicas de governança em distintas redes de políticas públicas?”. A resposta encontrada é que existem sinais de correspondência entre a natureza dos mecanismos de governança e a especificidade das redes, embora em cada rede surjam variações a favor e contra a proposição. Foram quatro comparações entre redes e, em três delas, os sinais foram de sustentação. O limite mais importante do trabalho foi o viés dos sujeitos serem na maioria do governo, o que sugere a realização de uma pesquisa com escopo mais amplo. Outra implicação é a investigação focada na governança relacional, fenômeno mencionado espontaneamente nos discursos dos sujeitos. Nas redes analisadas, surgem, com frequência, situações que necessitam ajustes, mas não foram detalhadas nesta dissertação.
Resumo (EN)
The paper analyzes the characteristics of governance in different public policy networks. A network is configured from some categories, such as the type of problem faced, nature of defined objectives, structure of positions and asymmetries. Governance is one of the elements constituent of the networks and are defined in two main lines: (a) as control mechanisms; (B) as group of cohesion mechanisms. The guiding proposition is that for different networks correspond to different manifestations of governance, in their expressions of control and cohesion. The work is justified, because it is increasingly accepted that the implementation of public policies depends on a local arrangement among the actors, even if there is a formal governance prepared and demanded by the central government. As a theoretical basis, the affirmations of the social approach of networks, relational governance and policy networks are used. The bibliographic review showed that there is a diversity of concepts related to governance, as well as the characteristics in its manifestation. The research is descriptive, explanatory, qualitative and of multiple cases, using two instruments of collection - the script for interview with open questions and the questionnaire with affirmations on a Likert scale. As research object the public policy networks of the municipalities of the interior of São Paulo are analyzed. The question to be answered is: Witch relations can be established between specific governance characteristics in different public policy networks? The answer found is that there are signs of a correspondence between the nature of governance mechanisms and the specificity of networks, although in each network there were variations for and against the proposition. There were four comparisons between networks and in three of them the signs were of sustentation. The most important limit of the work was the bias of the subjects being in the majority of the government, which raises the suggestion of a research with wider scope. Another suggestion is research focused on relational governance, which emerged spontaneously in the subjects discourses. It occurs that in the analyzed networks frequently appear situations that need adjustments, but were not detailed in this research.
Tipo
Palavras-chave
Redes, Governança, Políticas Públicas
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia e Operações em Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto