Práticas de acreditação e regulamentação dos cursos de MBA no Brasil: um estudo sob a perspectiva da lógica institucional
Anexos
Informações
Título
Práticas de acreditação e regulamentação dos cursos de MBA no Brasil: um estudo sob a perspectiva da lógica institucional
Autor(es)
Amnon Armoni
Orientador(es)
Arnaldo Luiz Ryngelblum
Data de Defesa
24/08/2017
Resumo
Atualmente, ao contrário do que ocorre no Brasil, uma parte considerável da comunidade acadêmica internacional – incluindo os EUA, Europa e Ásia – valida o título de mestre outorgado aos alunos egressos de cursos de Master of Business Administration (MBA) e adere ao processo de acreditação voluntária realizado por organizações internacionais de prestígio que se propagaram por todo o mundo ((NIGSCH; SCHENKER-WICKI, 2013). Este estudo teve por objetivo analisar as razões pelas quais as práticas de credenciamento e regulamentação dos cursos de MBA utilizadas pela maioria das instituições de ensino superior (IES) brasileiras não acompanham as práticas e estruturas majoritariamente adotadas no mundo, utilizando como referencial teórico o institucionalismo e a perspectiva das lógicas institucionais, uma das principais ferramentas de pesquisa sobre IES (GREENWOOD et al., 2008). Considerando o objetivo e a natureza do estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa exploratória por meio da análise em profundidade de múltiplos casos e em múltiplas unidades (YIN, 2009). A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica e dez entrevistas semiestruturadas conduzidas com representantes seniores de cinco IES que oferecem cursos de MBA no país, duas empresas (uma nacional e uma multinacional), duas agências de acreditação (uma nacional e a outra internacional), além de um representante de um organismo do setor público filiado ao Ministério da Educação (MEC). Para a análise dos dados, foram adotadas as técnicas de clusters propostas por Miles e Huberman (1994). Os principais resultados da pesquisa indicam que lógicas distintas – práticas, estruturas e visão – em comunidades separadas geograficamente ou em uma mesma região ou país (subcampos) podem conviver em um mesmo campo institucional (LOUNSBURY, 2007), conforme proposto neste estudo.
Verificou-se, ainda, que em contraste com uma minoria de IES no país que privilegia a lógica acadêmica, a maior parte das IES no campo institucional local prioriza a lógica de mercado em detrimento da acadêmica, beneficiando-se com a regulação vigente. Finalmente, constatou-se que as IES que aderem à lógica de mercado não veem motivos para a busca de legitimidade em seus programas de MBA no país, principalmente em função da ausência de pressão normativa ou cognitiva por parte dos demais atores, como acontece em grande parte do mundo.
Resumo (EN)
At present, contrary to what happens in Brazil, a considerable part of the international academic community - including the US, Europe and Asia - validate the Master's degree awarded to students graduating from the Masters of Business Administration (MBA) program and adhering to the process of voluntary accreditation carried out by prestigious international organizations, which have spread all over the world (NIGSCH, E SCHENKER-WICKI, 2013) .The purpose of this study was to analyze the reasons why the accreditation and regulation practices of the MBA programs used by most of the Brazilian institutions of higher education (IHE) do not follow the practices and structures most widely adopted in the world, using as theoretical reference institutionalism and the perspective of institutional logics, one of the main tools for studying IHEs (GREENWOOD et al., 2008). Considering the purpose and nature of the study, qualitative exploratory research was used by means of in-depth analyses of multiple cases and in multiple units (YIN, 2009). Data collection was done through bibliographic research and ten semi structured interviews conducted with senior representatives of five IHEs offering MBA courses locally, two companies (one national and one multinational), two accreditation agencies (one national and the other international), as well as a representative of a public-sector agency affiliated with the Ministry of Education (MEC). For the analysis of the data, clustering techniques proposed by Miles and Huberman (1994) were adopted. The main research results indicate that different logics - practices, structures and visions - in geographically separated communities or in the same region or country (subfields) can coexist in the same institutional field (LOUNSBURY, 2007), as initially proposed in this study. It was also verified that, in contrast to a minority of IHEs in the country that favors academic logic, most IHEs in the local institutional field prioritize market logic to the detriment of the academic one, thus, benefitting from current regulations. Finally, it was found that IHEs which adhere to the market logic see no reason to seek legitimacy for their MBA programs in the country, mainly due to the absence of normative or cognitive pressure from other actors, as is the case in most of the world.
Tipo
Palavras-chave
MBA, Avaliação, Regulação, Acreditação, Institucionalismo, Lógicas Institucionais
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais em Redes Organizacionais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto